Prefeitura de Goiânia oferece quatro formas de pagamento do IPTU e ITU e 10% de desconto à vista

Prefeitura de Goiânia oferece quatro formas de pagamento do IPTU e ITU e 10% de desconto à vista

Boletos do IPTU 2026 foram enviados aos contribuintes pelos Correios, e cidadão também pode acessar a guia no site da Prefeitura

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), oferece quatro opções de pagamento para o IPTU  e ITU 2026 com objetivo de facilitar a vida do contribuinte. O boleto do IPTU 2026 foi enviado às residências dos contribuintes pelos Correios, mas a guia para pagamento pode ser acessada pela internet, no site da prefeitura goiania.go.gov.br. Basta clicar no banner IPTU e ITU 2026  _Consulte e emita seu boleto aqui_,  que será direcionado direto ao link de acesso. Em relação ao ITU, a opção segue pelo site da prefeitura com as mesmas instruções ou em qualquer unidade Atende Fácil da capital. 

O pagamento pode ser feito à vista, com 10% de desconto; parcelado em até 11 vezes iguais, sem desconto; parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito, mantendo o desconto do boleto (com juros do cartão a depender da instituição financeira, e via PIX, com o QR Code impresso na guia. 

O secretário da Fazenda, Valdivino de Oliveira,  lembra que o contribuinte tem até o dia 20 de fevereiro para realizar o pagamento da cota única com 10% de desconto. “É um desconto considerável. Se o cidadão traduzir em juros, é de quase 1% ao mês concedido em cima do valor total do imposto”, explica. O pagamento pode ser realizado em qualquer agência bancária, lotérica ou por meio do internet banking.  

O titular da Fazenda destaca ainda a importância do pagamento do imposto, já que a Constituição Federal determina que 25% da arrecadação do IPTU seja aplicada na Educação, destinada a Cmeis e creches, além de 15% na Saúde para manter UPAs e atendimentos da rede pública em Goiânia. Os recursos restantes, 60%, são destinados à manutenção da cidade. 

“A arrecadação do IPTU é fundamental para o cumprimento da Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as receitas e despesas do município. Os recursos provenientes do imposto já estão previstos no orçamento, que determina as despesas com cada serviço público", destaca o secretário.

Foto: Secom / Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) - Prefeitura de Goiânia

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://www.jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook