Sandro Mabel entrega novo laboratório Maker à rede municipal de Educação

Sandro Mabel entrega novo laboratório Maker à rede municipal de Educação

A iniciativa leva tecnologia, programação e criatividade para o dia a dia das escolas públicas

Espaço foi inaugurado na Escola Municipal Itamar Martins, no Setor Bela Vista. Objetivo é estimular interesse dos alunos pela ciência e robótica, além de promover o uso da tecnologia como aliada da aprendizagem

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, inaugurou nesta segunda-feira (6/10) mais um laboratório Maker na rede municipal. A escola beneficiada é a Escola Municipal Itamar Martins, que fica no Setor Bela Vista. A iniciativa tem como objetivo estimular a cultura maker, resultando em produção criativa e tecnológica por meio da ciência e robótica. A entrega faz parte das comemorações do aniversário de 92 anos de Goiânia, celebrado no próximo dia 24 de outubro. 

O laboratório é o 15º instalado na rede municipal. A expectativa é que 30 alunos sejam assistidos por aula, beneficiando cerca de 560 estudantes com as experiências desenvolvidas no espaço. 

Durante a solenidade, o prefeito afirmou que a inauguração demonstra o cuidado da gestão em levar uma educação eficiente e de qualidade para as crianças, com o auxílio da tecnologia.

“Nós vamos colocar os laboratórios makers em praticamente todas as nossas escolas. O segundo movimento que nós vamos fazer é a aquisição de 1.475 lousas digitais, de 86 polegadas. Elas têm tudo que você pode pensar da área digital, inclusive inteligência artificial. O professor pode dar aula, escrever no quadro, e vai aparecendo figuras do outro lado. Ele pode falar de pirâmide, por exemplo, e todas as informações complementares vão surgir ao mesmo tempo, com fotos, vídeos e tudo mais". 

A secretária de Educação, Giselle Faria, explicou que o objetivo é transformar o ensino de Goiânia com ações que impactam a realidade dos estudantes. Ela ressaltou a importância de usar a tecnologia como aliada da aprendizagem e de estimular o pensamento computacional dos alunos.

“Queremos que nossos estudantes deixem de ser apenas usuários da tecnologia e passem a criar, programar e construir. O compromisso da gestão é garantir que o aluno da rede pública também tenha acesso a esse conhecimento e se prepare para o futuro”, reforçou.

Para o vereador Wellington Bessa, o novo laboratório traz uma evolução pedagógica que refletirá em oportunidades para crescimento dos estudantes enquanto cidadãos e profissionais.

“O investimento da educação é o principal investimento de uma cidade. Eu acho que a gente tem condições de atender todas as pessoas e trazer para elas  todas essas oportunidades. E a educação faz isso: traz oportunidades, crescimento, evolução. E a Câmara Municipal sempre apoia as ações boas para a cidade. O nosso objetivo é continuar fazendo esse trabalho, fazendo essa interlocução com a Casa para que a gente possa cada dia mais modernizar a nossa educação e investir de maneira cada dia mais eficaz”, pontuou. 

Conhecimento atrativo

De acordo com o professor de cultura Maker, Paulo Lobo, o espaço ajuda na ampliação do conhecimento aos alunos, estimulando-os na criação de projetos que podem refletir em até melhorias para a comunidade como um todo.

“Eles ficam encantados. E é bom pois a gente estimula, foge um pouco da sala de aula, mas trabalhando os nossos conteúdos dados lá dentro. Eu vejo que a cultura Maker está crescendo, vem sendo amadurecida, tem algumas exigências que vamos adequando para dar melhor encaminhamento à disciplina”, destacou. 

Um exemplo prático mostrado pelo professor foi um carrinho feito com escova de lavar roupa, pilha e um pequeno motor. A ideia é mostrar que é possível reaproveitar objetos que estão sem utilização ou que seriam previamente descartados e transformá-los em uma forma de ensino sobre como a energia e movimento funcionam na prática. Tudo com o objetivo de tratar a Ciência e Robótica como algo simples e divertido. 

“Muito bom. A gente agradece o prefeito porque vamos conseguir fazer projetos com o nosso professor, que é muito bom”, destaca o estudante Pedro Sales, que se mostrou ansioso para colocar as novidades em prática. 

“Eu acho interessante porque a gente aprende coisas novas, como criação de jogos, entre outras coisas. A gente também treina para projetos futuros e é uma experiência boa para se diferenciar das aulas comuns”, afirma a estudante Ana Rafaela Gomes. 

Foto: Alex Malheiros / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia

 

 

 

 

Andreazza Joseph
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