Visto

O prefeito Sandro Mabel recebeu nesta quarta-feira (3/12) o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, no Paço Municipal, para dar sequência ao diálogo entre as duas cidades sobre transporte público e mobilidade urbana. Um dos temas centrais da reunião foi a metronização, que tem contribuído para a diminuição significativa do tempo da viagem do transporte público, e que Aparecida pretende ampliar até o município.
“Hoje, nossas duas equipes, de Goiânia e Aparecida, com as áreas de transporte e infraestrutura, discutiram a interligação de BRTs, linhas de ônibus e a integração entre as duas cidades. O transporte público é prioridade e a metronização vai nos ajudar muito a melhorar o dia a dia da população”, destacou Mabel. O prefeito de Goiânia lembrou que desde a campanha planeja atuar em conjunto com Aparecida, especialmente na divisa entre os municípios, que tem 26 quilômetros de extensão.
Leandro Vilela, por sua vez, afirmou que não abrirá mão de ações que possam ser compartilhadas entre as gestões.
“Está o time todo aqui discutindo e avaliando o transporte público e a confluência de vias importantes para a mobilidade urbana. Tratamos da extensão do BRT Norte-Sul, do Isidória até o Cruzeiro do Sul e o Veiga Jardim, da Leste-Oeste, enfim, estamos aqui para fazer o melhor para Goiânia e Aparecida”, afirmou.
O encontro ocorre após um mutirão promovido no último fim de semana pelas duas prefeituras, no Jardim Itaipu, Região Sudoeste da capital, para beneficiar bairros na divisa entre Goiânia e Aparecida. Na ocasião, Mabel falou sobre as melhorias previstas para a Rua da Divisa.
“É uma rua estreita, difícil de passar. Nós vamos passar o BRT lá, abrir a via e fazer duas faixas indo e duas voltando. Vamos criar direitas livres em alguns sinaleiros para o trânsito fluir com muito mais rapidez”, detalhou Mabel.
Metronização
O modelo, pioneiro entre as capitais brasileiras, adota semáforos inteligentes e sincronização de tráfego, permitindo ampliar em mais de 30% a velocidade média dos veículos nos horários de pico, principalmente pela redução do tempo de parada nos cruzamentos.
"Este projeto surgiu da necessidade de garantir fluidez sem grandes intervenções, sem grandes obras. Usamos inteligência artificial para garantir a prioridade do ônibus e aumento da velocidade no percurso", explicou o prefeito. A metronização foi premiada no Connected Smart Cities 2025, servindo de referência para outras cidades brasileiras.
Atualmente, a tecnologia está implantada em trechos de dois eixos estratégicos: o BRT Leste-Oeste e o BRT Norte-Sul. No primeiro, a metronização conta com nove cruzamentos e quatro estações, entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia. Já o trecho em funcionamento do BRT Norte-Sul, entre o Terminal Isidória e a Praça Cívica, abrange 3,7 km, com 12 cruzamentos e oito estações. O uso da tecnologia contribuiu para o aumento da velocidade dos veículos nos trechos, tendo picos de 25 km/h em alguns horários do dia.
Fotos: Alex Malheiros / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
Comments
0 comment