Turismo Gastronômico Social tem edição especial de Dia das Crianças, com presença do prefeito Sandro Mabel

Turismo Gastronômico Social tem edição especial de Dia das Crianças, com presença do prefeito Sandro Mabel

O Projeto proporciona experiências de cultura, lazer e inclusão a pessoas em situação de vulnerabilidade social

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), promoveu nesta terça-feira (7/10), edição especial do projeto Turismo Gastronômico Social, em comemoração ao Dia das Crianças. Desta vez, a iniciativa proporcionou uma experiência inesquecível para 40 crianças em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelo Cras Jardim Curitiba II, na Região Noroeste da capital.

Com idades entre 7 e 14 anos, as crianças, que fazem parte da Guarda Mirim, trocaram, por algumas horas, a rotina escolar e os desafios do dia a dia por uma experiência de encanto e alegria. O restaurante se transformou em um espaço de festa, com brinquedos infláveis, pula-pula, algodão-doce e pipoca, além de um cardápio especial com entrada, prato principal e sobremesa. O transporte foi garantido com apoio da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), para que ninguém ficasse de fora desse momento especial.

O prefeito Sandro Mabel participou do evento e acompanhou de perto a alegria das crianças.

“É uma interação muito importante, porque este bar faz parte do nosso turismo gastronômico e a comida aqui é deliciosa. As crianças adoraram. É um momento muito alegre, onde elas se divertiram bastante e ainda ganharam presentes. Esse turismo gastronômico, trazendo as crianças, mostra a pujança do nosso setor de restaurantes em Goiânia. Estamos comemorando o Dia das Crianças e também o aniversário da cidade, uma comemoração dupla. É uma parceria que dá certo, entre a prefeitura e os empresários, incentivando o turismo e movimentando os bares e restaurantes locais. Foi excelente”, destacou.

Para a presidente da GoiâniaTur, Nárcia Kelly, a iniciativa tem um papel social e humano que vai muito além da boa gastronomia.

“É uma alegria ouvir das próprias crianças o quanto estão felizes. Muitas delas nunca tinham ido a um restaurante como esse. Quando pensamos no Turismo Gastronômico Social, pensamos justamente nessa inclusão. Já trouxemos um grupo de idosos no mês dos pais, agora as crianças, e em breve mulheres vítimas de violência e pessoas com deficiência. A solidariedade traz prosperidade, e esse projeto mostra que a boa mesa também pode ser instrumento de inclusão e alegria”, disse.

A secretária Erizânia Freitas, titular da Semasdh, reforçou o caráter inclusivo da iniciativa.

“Trata-se de um evento muito especial, porque traz pessoas em vulnerabilidade social para um espaço que, talvez, nunca pudessem frequentar. Isso é inclusão. É a Prefeitura mostrando, na prática, o que significa trabalhar de forma integrada e solidária. A GoiâniaTur pensou no projeto, e nós, da Semasdh, trouxemos quem será beneficiado. Essa parceria mostra que quando as secretarias se unem, quem ganha é a população”, afirmou.

O empresário Ricardo Lobo, dono do Bar Medellín, fez questão de abrir as portas do restaurante para a ação.

“É prazeroso ver essas crianças se divertindo, conhecendo um ambiente diferente, provando pratos novos. São meninos e meninas humildes. Colocamos brinquedos, música, tudo do jeitinho que criança gosta”, frisou.

Para a guarda civil metropolitana Yara Monica de Oliveira Nunes, instrutora da Guarda Mirim, a comemoração foi marcante.

“Uma das meninas me disse que nunca tinha participado de nada parecido. Atendemos crianças de 7 a 14 anos em situação de vulnerabilidade, e ações como essa fazem toda diferença. Elas se sentem valorizadas, conhecem novos lugares, percebem que também têm direito à alegria. Isso é prevenção, é mostrar que elas podem ter uma vida de qualidade e longe das ruas”, contou, emocionada.

Entre as participantes especiais estava Estefany Melo, de 11 anos, que está na Guarda Mirim há cerca de cinco anos, e resumiu o sentimento de todas as crianças.

“Eu amei tudo! A comida, as pessoas, o lugar... É muito bonito e chique! Quero agradecer ao prefeito por tudo o que ele fez e o que faz por nós. Hoje foi um dia muito feliz”, enfatizou. 

 

Fotos: Alex Malheiros / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia

 

 

 

 

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://www.jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook