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QUARTO PODER: Jornais registram primeira queda de leitores na versão digital em seis anos

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O total de assinantes das versões digitais dos 12 principais jornais brasileiros registrou a primeira queda desde 2017. Em dezembro do último ano, o número era de 1.105.627. Já no último mês de junho, foram contabilizados somente 1.062.617 — mais de 43 mil a menos, ou seja, uma redução de aproximadamente 3,9%

Os dados são de um levantamento do jornal digital Poder360, com dados do Instituto Verificador de Comunicação (IVC). A tendência de diminuição já havia sido vista no fechamento do último ano, quando as assinaturas subiram somente 2,9% — o menor avanço desde 2018. No primeiro semestre de 2022, o aumento havia sido de apenas 4,4%.

O jornal O Globo liderava a lista até dezembro do último ano. Agora, após uma retração de 7,6%, perdeu a posição para a Folha de S.Paulo — que também teve queda, mas de apenas 0,6%. O Valor Econômico também registrou redução expressiva (6%).

O jornal baiano A Tarde teve o maior crescimento dentre os veículos considerados, com 18,8%. Em números absolutos, isso significa somente 7.720 assinantes a mais (de 40.980 para 48.700). O segundo maior avanço foi do gaúcho Zero Hora, com 2,8% — aumento de 2.647 assinantes (foi de 94.373 para 97.020).

Já as publicações impressas seguem a tendência de queda dos últimos anos. Entre dezembro de 2022 e junho de 2023, a tiragem média teve uma retração de 8% (caiu de 387.708 para 356.841). A soma dos exemplares impressos atuais equivale a 46% do total de 2018 (quando chegou a 843.231)

O Globo também perdeu a primeira colocação no impresso — desta vez para o Estadão, com 58.706 exemplares. O pior desempenho foi do Estado de Minas, que despencou 30,6%. Por outro lado, O Povo, do Ceará, cresceu 8,1%.

O jornalista Fernando Rodrigues, publisher do Poder360, avaliou esse momento de transição da imprensa nacional: “É necessário rever o modelo de negócios e encontrar uma forma sustentável para o jornalismo profissional, que é vital em qualquer país que pretenda ser uma sociedade liberal e democrática”.

Para ele, os veículos tradicionais “precisam refletir se talvez devessem submeter a um processo de ‘aggiornamento‘ o produto que entregam para os leitores e a forma como abordam os fatos que viram notícia”.

Segundo ele, o problema não se resume à competição vinda das big techs, mas também a um certo cansaço de parte dos consumidores de notícias como relação ao produto consumido: “Os leitores se sentem mais empoderados hoje e não aceitam mais a mídia tradicional como ‘gate keeper‘ único para dizer o que são os fatos/notícias”.

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Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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