Nacional

REUNIÃO: Fávaro se reúne com parlamentares para captar recursos de emendas de bancadas para 2024

Publicado

em

No encontro com deputados, ministro apresentou cardápio de programas do Mapa

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, esteve nesta terça-feira (7), na Câmara dos Deputados, reunido com as bancadas federais de São Paulo e Minas Gerais para apresentar os programas que estão sendo desenvolvidos no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), de forma a captar recursos para suas execuções que irão atender as demandas dos estados e municípios em 2024.  

Até o momento, o Mapa já promoveu diversos encontros, entre eles reuniões com as bancadas de Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Distrito Federal, Acre e Tocantins. A expectativa é de atender as 27 bancadas até o final deste mês. Até agora, mais de dez bancadas federais já sinalizaram que colocarão recursos para execução no Mapa.   

“Hoje optei por um trabalho diferente e fizemos o inverso, no lugar de receber os parlamentares no gabinete do Mapa, fui até a Câmara dos Deputados com a equipe para visitar as bancadas federais, tanto de estados como de partidos, para discutir as demandas e escutar as críticas e sugestões para o aperfeiçoarmos do nosso trabalho”, destacou Fávaro, que se reuniu também com a bancada federal do PSD. No encontro, ao lado do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e do líder do PSD na Câmara, deputado Antônio Britto, o ministro Carlos Fávaro ouviu com atenção as demandas apresentadas, fez anotações e explicou a logística dos trabalhos desenvolvidos pelo Ministério. 

Na oportunidade, Fávaro elencou os projetos do Mapa para melhorar as estradas vicinais da zona rural; máquinas e patrulhas agrícolas; modernização da Embrapa para o desenvolvimento da pesquisa, enfrentamento da influenza aviária, entre outros.  

Segundo o ministro, esse movimento é importante para que o trabalho do Governo e dos parlamentares estejam sincronizados de forma da dar fluidez e agilidade nas execuções de emendas. “Quem ganha é a população, pois os recursos, os programas e os projetos andam mais rápido e de forma eficiente”, disse.   

O superintendente Federal de Agricultura do estado de São Paulo, Guilherme Campos, acompanhou o ministro Fávaro nas agendas e destacou a agilidade do Mapa no enfrentamento da Influenza Aviária. Campos, afirmou que a distribuição do recurso emergencial para os estados está sendo fundamental para evitar que a doença chegue na produção de aves de subsistência e comercial.  

Acompanharam o ministro nas reuniões, o secretário-executivo adjunto do Mapa, Cléber Soares, o subsecretário de Orçamento, Planejamento e Administração, Fernando Soares, o coordenador-geral de Apoio às Superintendências Federais de Agricultura do Mapa, Oziel de Oliveira, e o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos, Samoel Barros.  

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Nacional

Rede Nacional de Comunicação Pública terá 49 novas emissoras de rádio

Publicados

em

Por

Representantes de 16 institutos federais de ensino estiveram em Brasília para assinar parceria com a EBC e o Conif para operar as rádios em todo o país

A Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) será ampliada com 49 novas emissoras públicas de rádio FM, que serão operadas em uma parceria entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e 16 institutos federais de ensino de todo o país. Os veículos vão transmitir conteúdo da EBC e também programação produzida nos próprios institutos.

Os institutos federais promoveram uma verdadeira revolução na educação brasileira. Em 2003, no seu primeiro ano de governo, o presidente Lula conheceu uma rede federal com 140 unidades e 102 mil matrículas. Graças à atuação do presidente Lula e da presidenta Dilma, essa rede conta hoje com 680 unidades e 1,5 milhão de matrículas” Paulo Pimenta, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

O convênio foi assinado na tarde desta quarta-feira, 6 de dezembro, em uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a participação de representantes dos ministérios da Educação, das Comunicações, da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República e da Procuradoria-Geral Federal.

“Os institutos federais promoveram uma verdadeira revolução na educação brasileira. Em 2003, no seu primeiro ano de governo, o presidente Lula conheceu uma rede federal com 140 unidades e 102 mil matrículas. Graças à atuação do presidente Lula e da presidenta Dilma, essa rede conta hoje com 680 unidades e 1,5 milhão de matrículas. É uma realidade totalmente distinta, com potencial enorme de transformação da realidade local e da própria comunicação pública”, disse o ministro da SECOM, Paulo Pimenta, em seu pronunciamento.

PARCERIAS – Atualmente, a Rede Nacional de Comunicação Pública é formada por 41 rádios FM e 72 emissoras de TV já em funcionamento. Esta será a primeira vez que institutos federais farão parte da rede. No último mês de outubro, 32 universidades federais aderiram à rede com a expectativa de operar mais de 70 emissoras de rádio e TV, que ainda serão instaladas.

As cinco primeiras emissoras que funcionarão em parceria com os institutos federais ficam nos municípios de Batalha, Marechal Deodoro e Penedo, em Alagoas; Januária, em Minas Gerais; e Poço Redondo, em Sergipe. Outras seis rádios FM serão operadas em parcerias entre a EBC e universidades federais em Brasília (DF), Niterói (RJ), Palotina (PR), Dourados, Corumbá e Nova Andradina (MS) nos próximos meses.

“O evento de hoje marca a chegada de parceiros que há muito tempo deveriam estar na Rede Nacional de Comunicação Pública”, completou o ministro Paulo Pimenta.

CONTEÚDO EDUCATIVO – Para os reitores dos institutos federais que foram ao evento assinar os termos de parceria, o dia foi de comemoração. Com a possibilidade de transmitir localmente conteúdos não só da EBC, mas também produzidos internamente, eles pretendem se aproximar ainda mais de suas comunidades e dar mais opções de visibilidade e formação para seus alunos, professores e servidores.

“É um marco histórico, porque a gente vai poder explorar a capilaridade que a nossa rede tem e levar mais conteúdo, informação, arte e cultura para o interior do país”, disse o professor Silmário Santos, reitor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que tem 42 campi em diversas cidades do estado. “Hoje assinamos para criar duas rádios, mas vou trabalhar para que cada unidade nossa tenha uma emissora dessas. Temos em cada unidade mais de mil alunos e cerca de 140 técnicos e docentes, temos muito potencial para divulgar”.

Por sua vez, a reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, espera poder ampliar a atuação da instituição como difusora de conteúdo educativo. Há pouco mais de um ano, o instituto já conta com uma emissora, a Rádio Educativa FM Campina, de Campina Grande.

“Agora, com a assinatura desse protocolo de intenções com a Empresa Brasil de Comunicação, nós damos continuidade a esse processo de levar, às comunidades, comunicação de qualidade, combate às fake news e educação, ciência, tecnologia”, comemorou a reitora.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA