Cidades

Ronaldo Caiado inaugura restauração de rodovia e participa de evento esportivo, em Rio Quente

Publicado

em

O governador Ronaldo Caiado cumpre agenda em Rio Quente, nesta sexta-feira, 29, e sábado, 30. No primeiro dia, ele irá inaugurar, às 16h30, o recapeamento e sinalização da GO-507, na Praça do Ipê, com a presença da prefeita Ana Paula de Oliveira, secretários, vereadores e demais autoridades locais, além da entrega Chromebooks a estudantes da 3ª série do Ensino Médio e kimonos do Projeto ‘Construindo Campeões’.

Já no sábado, Caiado prestigiará a abertura do 3° Circuito Mikasa Open, às 8h, ao lado do estacionamento do Hot Park, em Rio Quente. O campeonato nacional de futevôlei acontecerá entre os dias 29 de outubro e 02 de novembro e reunirá 600 atletas no município, além de atrair milhares de turistas.

De acordo com a prefeita Ana Paula, o objetivo de realizar o evento na cidade é retomar as atividades sociais e colocar Rio Quente no mapa dos grandes eventos esportivos do Brasil. “A gestão municipal e o Governo de Goiás realizam o Mikasa Open, que vai reunir atletas goianos e de outros estados, além de famosos entusiastas do esporte. Coincidindo com o feriado do dia 2 de novembro, a expectativa é de grande ocupação da rede hoteleira da cidade”, disse.

Para atingir todos os públicos apaixonados pela modalidade, o torneio foi dividido em categorias: Amador C (iniciantes), Amador B (intermediário), Amador A (avançado), Feminino B (iniciantes), Feminino Open (avançado), Qualificatórias por profissional, Profissional Feminino, Profissional Masculino, além da tão esperada categoria LEGENDS com estrelas do futebol nacional, tais como Djalminha, Dagoberto, Rodrigo Fabri, Fábio Luciano e Alex Dias.

COMENTE ABAIXO:

Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

Propaganda

Cidades

Com articulação e apoio do MPGO, município de Morrinhos anuncia que vai inaugurar canil em 30 dias

Publicados

em

Fruto da articulação do Ministério Público de Goiás (MPGO), o município de Morrinhos vai inaugurar, em até 30 dias, um Centro de Acolhimento de Animais (Canil Municipal), estabelecendo uma política de bem-estar animal e saúde pública. O anúncio do cronograma de finalização da obra foi feito pelo prefeito Joaquim Guilherme Barbosa de Souza em visita ao local na sexta-feira (19/4).

Segundo relata o promotor de Justiça Guilherme Vicente de Oliveira, a ideia de estruturação dessa política municipal teve início em 2021, a partir de um procedimento instaurado na promotoria e foi sendo construída com o apoio dos Poderes Executivo e Legislativo. “Nós começamos do zero, então, fomos buscar exemplos em outros locais e construímos aqui um projeto de lei que foi, após a articulação, proposto pelo Poder Executivo e aprovado pelo Poder Legislativo. A partir desse amparo legal, começamos a executar o projeto com vários atos. Então, estou muito feliz de saber da construção do canil”, afirmou o promotor, durante a visita às instalações.

De acordo com o prefeito, a atuação do MP foi fundamental para a consolidação dessa política pública. Ele ponderou que, desde então, já foi estruturado o Centro de Proteção Animal, que funciona como uma espécie de triagem dos animais abrigados, além de terem sido desenvolvidas diversas ações para a castração, vacinação e adoção responsável dos animais, e campanhas educativas e de responsabilização quanto ao abandono de animais.

O canil, localizado na zona rural do município, está sendo erguido com recursos municipais e também pela destinação de valores de penas alternativas feitos pelo MPGO.

Estruturação da política pública teve também audiência promovida pelo MP

Guilherme Vicente recorda-se que, há cerca de três anos, identificou a falta de políticas públicas no município relacionadas a animais domésticos, como cães e gatos. Imediatamente, foi instaurado inquérito civil público, cuja primeira providência foi um pedido de empenho dos Poderes Executivo e Legislativo.

O MP, então, elaborou uma minuta de projeto de lei, que foi encaminhado para o Executivo e, posteriormente, após os trâmites legais, o texto foi aprovado e convertido em lei municipal. A Lei nº 3.694/2021 disciplinou a criação, propriedade, posse, guarda, uso, transporte e proteção aos animais no município. Ela trata também do registro geral de animais, vacinação, responsabilidade dos proprietários, vedação aos maus-tratos, controle reprodutivo e campanhas educativas.

Com a lei em vigor, Guilherme Vicente abriu um procedimento administrativo e acompanha desde então a execução da norma, as castrações e a estruturação dos serviços. Inclusive, em fevereiro do ano passado, foi realizada audiência pública com o tema Animais nas Ruas – Impactos na Saúde Pública e no Meio Ambiente. A audiência teve o objetivo de esclarecer a população sobre as consequências negativas dessa situação e exibir experiências exitosas.  

(Texto: Cristina Rosa/Assessoria de Comunicação Social do MPGO – fotos: Arquivo da 2ª PJ de Morrinhos)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA