Educação

Governo de Goiás oferece curso gratuito de Harvard na introdução de Ciência da Computação

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Iniciativa do Governo de Goiás, as aulas são on-line e em português, em um projeto voltado para pessoas que não têm nenhum conhecimento sobre o tema. O estudo será dividido entre conteúdo teórico, estudos de caso e monitoria on-line

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Escola do Futuro de Goiás (EFG), oferece vagas para o curso básico de Introdução à Ciência da Computação (CC50), da Universidade de Harvard. O projeto é desenvolvido em parceria com a Fundação Estudar, que será responsável por todas as etapas do processo de ensino e aprendizagem. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no site desenvolvimento.go.gov.br.

Alunos que não possuem computador e internet de qualidade em casa podem utilizar o Laboratório de Informática da Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi para participar do curso oferecido pela Universidade de Harvard

Alunos que não possuem computador e internet de qualidade em casa podem utilizar o Laboratório de Informática da Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi para participar do curso oferecido pela Universidade de Harvard

Com carga horária de 70 horas e versão em português, o CC50 é gratuito e on-line. É um curso introdutório de Ciência da Computação, voltado para quem não tem conhecimento sobre o tema. Podem se inscrever pessoas a partir de 10 anos de idade, que terão um período de seis meses para concluir o curso. O conteúdo está dividido entre teoria, estudo de caso e monitoria on-line.

Os participantes vão aprender a pensar algoritmicamente e resolver problemas de programação de forma eficiente. Eles terão acesso a conceitos de algoritmos, estruturas de dados, abstração, encapsulamento, gerenciamento de recursos, segurança, engenharia de software, desenvolvimento web e linguagens de programação, incluindo C, Python, SQL e JavaScript, além de CSS e HTML.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, o CC50 é uma grande oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho. “Os alunos vão aprender algumas das habilidades mais demandadas profissionalmente por uma área que está sempre contratando”, diz. Os participantes receberão certificado emitido pela Fundação Estudar, em parceria com as Escolas do Futuro de Goiás, ao concluírem todas as atividades.

Presencial
Para aqueles alunos em situação de vulnerabilidade, que não possuem computador e internet de qualidade em casa, a Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi disponibilizará o espaço do Laboratório de Informática.

Os monitores da unidade também atuarão presencialmente para auxiliar no ensino desses alunos. A criação das turmas presenciais será realizada de acordo com a demanda, sendo constituídas novas turmas à medida que for necessário. A parceria com a Fundação Estudar está firmada até dezembro de 2025, e as inscrições para o CC50 seguem fluxo contínuo até data próxima de finalização da parceria.

Foto: Edinan Ferreira / Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – Governo de Goiás

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Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

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Educação

MEC e Secom realizam seminário para discutir educação midiática e digital

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Evento online trará exemplos práticos de escolas e terá lançamento de coletânea para formação de professores

Nesta terça-feira, 7 de maio, entre 15h e 17h, a Coordenação Geral de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – MEC e a Coordenação Geral de Educação Midiática da Secretaria de Comunicação da Presidência da República realizam o seminário “Educação digital e Educação midiática”.

O evento, que ocorre de forma online com transmissão pelo Canal do Youtube do MEC e Plataforma Conviva da União Nacional dos Dirigentes Municipais – Undime, faz parte do “Ciclo de seminários e oficinas Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na Educação Básica”, do MEC, e tem como objetivo discutir a importância do eixo de cultura digital da BNCC/Computação e as intersecções com a temática da educação midiática. No evento será lançada uma coletânea de cursos sobre Educação Midiática realizados por Organizações da Sociedade Civil parceiras da SECOM/PR, por meio de acordo de cooperação. A disponibilização dos cursos de formação é parte dos esforços para formação de 300 mil profissionais da educação, conforme previsto no Plano Plurianual do Governo Federal.

EXPERIÊNCIA NAS ESCOLAS – Aberto ao público, mas voltado especialmente a gestores escolares e professores, o seminário pretende compartilhar exemplos práticos em escolas brasileiras de atividades na temática de educação digital e educação midiática. Além disso, participarão também especialistas, discutindo como as habilidades e competências do eixo cultura digital podem ser trabalhadas em cada etapa de ensino.

Serviço

Seminário “Educação digital e educação midiática”
Formato: Online
Data: terça-feira, 7 de maio
Horário: das 15h às 17h
Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=0BaAaWfOQ8c
Canal oficial do MEC no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=UTXK1pADNto)
Canal Conviva Educação da Undime (https://www.youtube.com/@ConvivaEducacao)

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