Turismo

Festival da Mandioca deve levar 15 mil pessoas a Bela Vista de Goiás

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Maior produtor de mandioca do Estado, Bela Vista de Goiás realiza festival gastronômico que tem a raiz como destaque dos pratos

Com patrocínio do Governo de Goiás, primeira edição do evento gastronômico valoriza produção do produto na cidade e incentiva turismo local

Com pratos que têm a mandioca como ingrediente principal, oficinas para crianças e atrações musicais, Bela Vista de Goiás realiza entre sexta-feira (21/04) e domingo (23/04) o I Festival da Mandioca. Maior produtor do tubérculo no Estado, o município promove o evento com apoio de diversos parceiros, patrocínio do Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, e incentivo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) via Programa Goyazes. A expectativa é atrair 15 mil pessoas à cidade.

A abertura oficial da festa será às 18h de sexta-feira, quando começam a funcionar a Praça de Alimentação e os estandes na Praça José Lobo, com entrada franca. Constam na programação oficinas e cursos gratuitos, com o apoio do Senar e Senac, e atividades de entretenimento. O público ainda poderá acompanhar o passeio ciclístico na Trilha da Mandioca, as premiações esportivas e Sabores da Rainha e se divertir com os shows de Amado Batista, Humberto e Ronaldo, Felipe Araújo, Ronaldo Carvalho, Gabi e Rapha, Junior Marra, além dos artistas locais.

A principal finalidade do festival é explorar o potencial turístico do município, que faz parte do Mapa do Turismo, compondo a Região de Negócios e Tradições. São atrações bela-vistenses, que busca o reconhecimento como a Capital Goiana do Ciclismo, o Caminho dos Ipês, o turismo rural e religioso, a rede hoteleira, a gastronomia e o centro histórico. Bela Vista também é o berço de um ícone da cultura regional, o contador de casos Geraldinho Nogueira. A cidade pleiteia o título de Capital da Mandioca e busca o registro de Indicação Geográfica do polvilho do cará.

Potencial
Os preparativos para o festival começaram em 15 de abril, com um Dia de Campo que contou com a presença da coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado. “A cadeia produtiva da mandioca significa comida de qualidade no prato dos brasileiros”, resumiu a primeira-dama ao destacar o papel do alimento dentro da agricultura goiana, tanto para a economia do Estado quanto para a área social.

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a autarquia incentiva as vocações nos municípios com potencial turístico. “Em Bela Vista, além de patrocinar a realização do I Festival da Mandioca, implantamos o Caminho dos Ipês, uma trilha de caminhada e ciclismo com mais 220 quilômetros, que passa pela zona rural e é parte do Desafio das Flores, na Região Metropolitana de Goiânia. Tudo isso ajuda a movimentar a economia da cidade”, ressaltou Fabrício.

A prefeita de Bela Vista, Nárcia Kelly, também destacou a parceria com o Governo de Goiás como fator fundamental para o sucesso da produção da raiz no município. Para a gestora, a mandioca representa a valorização da mulher e do homem que trabalham no campo para trazer sustento às suas casas. Com o festival, a intenção da prefeitura é inserir a cidade no circuito gastronômico de Goiás.

  • Serviço
    Assunto: Bela Vista de Goiás recebe I Festival da Mandioca
    Quando: Sexta-feira a domingo (21 a 23/04)
    Onde: Praça José Lobo, Bela Vista de Goiás (GO)
    Entrada gratuita

Foto: Secom e divulgação / Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) – Governo de Goiás

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Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

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Ação Social

Governo promove ações de combate à exploração infantil no turismo

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Para sensibilizar empreendedores turísticos, Ministério do Turismo reafirma a importância da adesão ao Código de Conduta Brasil, que tem experiências de boas práticas da ONU Turismo para prevenção e enfrentamento ao crime de violência sexual contra crianças e adolescentes

Na Semana Nacional de Combate à Exploração Sexual Infanto Juvenil, cuja data é marcada para o dia 18 de maio, o Ministério do Turismo (MTur) está promovendo uma ação de sensibilização para incentivar parceiros do setor a aderirem ao Código de Conduta Brasil. A iniciativa é voltada para prevenção e enfrentamento ao crime de violência sexual contra crianças e adolescentes, ao mesmo tempo que fortalece o turismo responsável no país.

Acesse o site e saiba mais.

O Código de Conduta Brasil, criado pelo MTur, tem com base as experiências de boas práticas da ONU Turismo e é um instrumento de compromisso, de livre adesão, que estabelece padrões de comportamento ético de empresas e prestadores de serviços turísticos, seus funcionários e colaboradores. O objetivo é orientar o setor como agir e a adotarem uma posição explícita de repúdio à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

O Governo Federal entende que precisamos dar as ferramentas legais para que quem está na ponta e o Código de Conduta é um excelente instrumento que orienta o nosso setor a como agir no sentido de coibir práticas violentas que envolvam nossas crianças e jovens. E nós, do Turismo, podemos combater tais atos pelo acolhimento e denuncia” Celso Sabino, ministro do Turismo

O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou a importância da união de todos para o combate a esse crime. “Nós, como Governo Federal, entendemos que precisamos dar as ferramentas legais para que quem está na ponta e o Código de Conduta é um excelente instrumento que orienta o nosso setor a como agir no sentido de coibir práticas violentas que envolvam nossas crianças e jovens. E nós, do turismo, podemos combater tais atos pelo acolhimento e denuncia”, afirmou.

A estratégia envolve ações de disseminação de informação e capacitação, de modo que funcionários e parceiros comerciais tenham mais esclarecimento sobre o tema e saibam como proceder em casos suspeitos, desde a identificação suspeitos até as denúncias ao Conselho Tutelar e Disque 100.

A coordenadora de Turismo Responsável do MTur, Laís Campelo, explicou que “prevenir a exploração de crianças e adolescentes é um dever de todas as pessoas, por isso, o turismo também é responsável por atuar no enfrentamento a esse crime. Assim o Código de Conduta se soma às ações públicas para prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes, em especial, pela reafirmação da conduta ética dos estabelecimentos turísticos com a legislação brasileira”.

Parceira do MTur, a rede de hotéis Accor está trabalhando junto na mobilização do setor para maior adesão ao Código de Conduta. Em live realizada para a rede hoteleira foi possível promover o compartilhamento de responsabilidade e incentivar que mais hotéis passem a incluir a estratégia junto aos prestadores de serviços turísticos, para maior cuidado com os viajantes.

“Reconhecemos a importância de parcerias estratégicas, como a estabelecida com o Ministério de Turismo, na adesão ao Código de Conduta Brasil. Elas são fundamentais para fortalecer os nossos esforços para garantir um ambiente seguro para todas as crianças”, comentou Magda Kiehl, SVP Jurídico, Compliance & Corporate Security da Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy.

PARTICIPE — As empresas e prestadores de serviços turísticos que se comprometerem com o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto do turismo deverão estar cadastradas no Cadastur e firmar Termo de Compromisso por meio do Sistema de Monitoramento do Código de Conduta.

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