Turismo

Governo de Goiás expõe destinos turísticos na maior feira do Centro-Oeste

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Expo Turismo começa nesta sexta-feira (07/07) no Centro de Convenções de Goiânia. Estande da Goiás Turismo, um dos maiores da feira, apresenta as 11 regiões turísticas do estado

O Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), apresenta os principais destinos turísticos do estado na maior feira do setor no Centro-Oeste. A 3ª edição da Expo Turismo Goiás será realizada nesta sexta e sábado (07 e 08/07), no Centro de Convenções de Goiânia.

O evento irá apresentar ao público, estimado em mais de 2,5 mil participantes, os novos destinos, produtos da hotelaria, transporte executivo de passageiros, companhias aéreas, entretenimento e outros serviços oferecidos pelas agências de viagem aos turistas e às pessoas que viajam a trabalho.

 A feira conta com mais de 120 expositores, entre eles, operadoras de turismo nacionais, hotéis, parques, secretarias de turismo de diferentes municípios, companhias de seguro de viagem e até destinos internacionais, que serão promovidos durante o evento. Além de palestras, a Expo Turismo Goiás terá outros painéis, mesas redondas e seminários com profissionais renomados no trade turístico.

No estande da Goiás Turismo estarão representados os 95 municípios que integram o Mapa do Turismo de Goiás em suas 11 regiões turísticas. No espaço de 90 m², um grande painel de LED vai apresentar as belezas de Goiás e um balcão gourmet vai expor as delícias da gastronomia local, como doces, queijos, vinhos e cachaças. O visitante poderá ainda tirar fotos instantâneas com fundos de vários destinos turísticos goianos.

A abertura do evento está marcada para às 9h desta sexta-feira. Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a feira se consolida como a maior do segmento no Centro-Oeste, atraindo expositores de vários estados brasileiros e de todos os municípios turísticos goianos. “O evento conta com o apoio maciço do Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, em parceria com a iniciativa privada e coloca Goiânia como referência no segmento, gerando oportunidades de negócios”, afirmou.

Temporada Mais Araguaia
Durante a feira, a Goiás Turismo lança também a cartilha “A Turma do Educadinho”, que será distribuída durante a temporada Mais Araguaia. O material, destinado às crianças e suas famílias, será entregue nas barreiras policiais e nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) de cinco cidades banhadas pelo Araguaia: Aruanã, Britânia, Aragarças, Nova Crixás e São Miguel do Araguaia.

A cartilha para colorir, em formato de gibi, traz o personagem que recebeu o nome de “Educadinho”, que apresenta o Rio Araguaia e alerta sobre segurança nas rodovias, respeito às leis de trânsito, uso de equipamentos de proteção e preservação do meio ambiente. De acordo Fabrício Amaral, o objetivo é fazer com que a campanha tenha continuidade durante o ano todo e o personagem percorra todo o Estado de Goiás, abordando políticas públicas e conscientização.

Fotos: Goiás Turismo/André Dib / Agência Estadual de Turismo – Governo de Goiás

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Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

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Ação Social

Governo promove ações de combate à exploração infantil no turismo

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Para sensibilizar empreendedores turísticos, Ministério do Turismo reafirma a importância da adesão ao Código de Conduta Brasil, que tem experiências de boas práticas da ONU Turismo para prevenção e enfrentamento ao crime de violência sexual contra crianças e adolescentes

Na Semana Nacional de Combate à Exploração Sexual Infanto Juvenil, cuja data é marcada para o dia 18 de maio, o Ministério do Turismo (MTur) está promovendo uma ação de sensibilização para incentivar parceiros do setor a aderirem ao Código de Conduta Brasil. A iniciativa é voltada para prevenção e enfrentamento ao crime de violência sexual contra crianças e adolescentes, ao mesmo tempo que fortalece o turismo responsável no país.

Acesse o site e saiba mais.

O Código de Conduta Brasil, criado pelo MTur, tem com base as experiências de boas práticas da ONU Turismo e é um instrumento de compromisso, de livre adesão, que estabelece padrões de comportamento ético de empresas e prestadores de serviços turísticos, seus funcionários e colaboradores. O objetivo é orientar o setor como agir e a adotarem uma posição explícita de repúdio à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

O Governo Federal entende que precisamos dar as ferramentas legais para que quem está na ponta e o Código de Conduta é um excelente instrumento que orienta o nosso setor a como agir no sentido de coibir práticas violentas que envolvam nossas crianças e jovens. E nós, do Turismo, podemos combater tais atos pelo acolhimento e denuncia” Celso Sabino, ministro do Turismo

O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou a importância da união de todos para o combate a esse crime. “Nós, como Governo Federal, entendemos que precisamos dar as ferramentas legais para que quem está na ponta e o Código de Conduta é um excelente instrumento que orienta o nosso setor a como agir no sentido de coibir práticas violentas que envolvam nossas crianças e jovens. E nós, do turismo, podemos combater tais atos pelo acolhimento e denuncia”, afirmou.

A estratégia envolve ações de disseminação de informação e capacitação, de modo que funcionários e parceiros comerciais tenham mais esclarecimento sobre o tema e saibam como proceder em casos suspeitos, desde a identificação suspeitos até as denúncias ao Conselho Tutelar e Disque 100.

A coordenadora de Turismo Responsável do MTur, Laís Campelo, explicou que “prevenir a exploração de crianças e adolescentes é um dever de todas as pessoas, por isso, o turismo também é responsável por atuar no enfrentamento a esse crime. Assim o Código de Conduta se soma às ações públicas para prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes, em especial, pela reafirmação da conduta ética dos estabelecimentos turísticos com a legislação brasileira”.

Parceira do MTur, a rede de hotéis Accor está trabalhando junto na mobilização do setor para maior adesão ao Código de Conduta. Em live realizada para a rede hoteleira foi possível promover o compartilhamento de responsabilidade e incentivar que mais hotéis passem a incluir a estratégia junto aos prestadores de serviços turísticos, para maior cuidado com os viajantes.

“Reconhecemos a importância de parcerias estratégicas, como a estabelecida com o Ministério de Turismo, na adesão ao Código de Conduta Brasil. Elas são fundamentais para fortalecer os nossos esforços para garantir um ambiente seguro para todas as crianças”, comentou Magda Kiehl, SVP Jurídico, Compliance & Corporate Security da Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy.

PARTICIPE — As empresas e prestadores de serviços turísticos que se comprometerem com o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto do turismo deverão estar cadastradas no Cadastur e firmar Termo de Compromisso por meio do Sistema de Monitoramento do Código de Conduta.

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