Geral
Vapt Vupt realiza mais de 3,7 milhões de atendimentos no primeiro semestre de 2023
Avaliação positiva de agências é de 95%. Tempo médio de espera do usuário por atendimento é inferior a 10 minutos
As 76 unidades do Vapt Vupt, localizadas na capital e interior do estado, realizaram no primeiro semestre de 2023 mais de 3,7 milhões de atendimentos. O índice que afere o tempo médio de espera do usuário continua inferior a 10 minutos e a avaliação positiva dos serviços é de aproximadamente 95%, no mesmo período.
As agências com maior número de atendimentos estão localizadas em Aparecida de Goiânia (Buriti Shopping), Rio Verde, Anápolis e na capital (setor Campinas). Os serviços disponíveis no programa são agendados, por meio do portal vaptvupt.go.gov.br, permitindo distribuir melhor a demanda nos municípios com mais de uma unidade e evitando filas ou esperas desnecessárias.
Além do agendamento, o sistema de avaliação também foi reformulado e modernizado. Os cidadãos podem qualificar os atendimentos acessando o QR Code fixado nas mesas dos atendentes ou utilizando o Expresso Totem, plataforma de serviços digitais disponibilizada em todas as agências.
De janeiro a junho de 2023, mais de 158 mil usuários classificaram a experiência dos atendimentos do Vapt Vupt, índice que atingiu 95% de avaliações positivas e abrange todas as unidades do estado. Os números demonstram o sucesso da política implementada pelo governador Ronaldo Caiado para aproximar Estado e cidadão.
“Além da pesquisa aplicada ao final do atendimento, fazemos levantamentos de indicadores importantes, que nos direciona no planejamento e aplicação de ações que geram uma entrega mais eficiente e efetiva ao cidadão. É assim que identificamos, por exemplo, a necessidade de desburocratizar algum serviço”, explica a subsecretária de Inovação da Gestão e dos Serviços Públicos da Secretaria da Administração (Sead), Lara Garcia Borges.
A Sead promoveu ainda outras ações para aperfeiçoar a experiência do usuário nas unidades. Nos últimos anos, 28 agências passaram por algum tipo de intervenção física, obras ou mudança, assegurando mais conforto e dignidade aos usuários e servidores, investimento superior a R$ 11 milhões. Outras 10 unidades foram inauguradas desde 2019 em diferentes regiões do estado. A última delas foi entregue em abril deste ano, em Padre Bernardo.
A superintendente de Gestão do Atendimento ao Cidadão, Lilianne Lima de Sousa, pontua que os índices refletem o conjunto de ações empreendidas pelo Governo de Goiás no aperfeiçoamento das políticas de atendimento aos cidadãos. “A prioridade da gestão é levar mais cidadania e dignidade a todos os goianos, o que significa, entre outros, disponibilizar serviços mais ágeis e eficientes. O esforço do governo para manter a qualidade é constante”, avalia Lilianne.
Expresso
O Governo de Goiás disponibiliza também mais de 110 serviços totalmente digitais, por meio do portal expresso.go.gov.br A plataforma Expresso oferta canais de atendimento, por meio de balcões de interação presencial distribuídos em todas as regiões do estado, totens de autoatendimento em agências do Vapt Vupt e locais estratégicos em municípios pelo interior de Goiás, além do app Expresso Goiás e agências dos Correios.
Uma das ações mais recentes é a criação do Tele-Expresso. Por meio do telefone (62) 3269-4340, usuários podem agendar serviços nas agências do Vapt Vupt, consultar documentos necessários para os atendimentos e os endereços de todas as unidades.
Fotos: Sead / Secretaria da Administração – Governo de Goiás
Geral
Ministério da Saúde já enviou 25 toneladas de medicamentos e insumos para atender população gaúcha
Ministério da Saúde já enviou um total de 25 toneladas de medicamentos e insumos para o Rio Grande do Sul. O objetivo é manter o estado abastecido durante a calamidade provocada pelas severas enchentes dos últimos dias.
A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira, 13 de maio, no Hospital Conceição, em Porto Alegre, durante entrevista coletiva para rádios regionais.
Cem kits de medicamentos e insumos – com capacidade para atender a até 1.500 pessoas durante um mês – chegaram nos últimos dias ao estado. Conhecido como kit emergencial, ele é composto por oito caixas que, somadas, pesam 250 kg. Além de remédios, o conjunto inclui também luvas, seringas, ataduras, etc.
Vale destacar que o volume não considera outros repasses de medicamentos, vacinas e insumos que estão sendo enviados para repor os estoques perdidos com as enchentes e os que já estavam previstos na rotina. A título de comparação, em todo o ano passado, foram distribuídos 106 kits para emergências no Brasil.
Durante o balanço, o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, detalhou a operação de hospitais de campanha no estado. Foi confirmado que a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) irá operar quatro hospitais de campanha no estado.
Um já funciona em Canoas, outro está sendo montado na capital gaúcha e um terceiro em São Leopoldo. A destinação da quarta unidade ainda será definida. Desde o início da calamidade no Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde já enviou recursos para 246 unidades de assistência.
ALERTA PARA GRIPE — O diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública (Desp) do Ministério da Saúde, Márcio Garcia, fez um alerta para doenças respiratórias. Com as aglomerações em abrigos e a temperatura baixando, a preocupação é com o aumento do número de casos de gripe e covid-19.
“A combinação é favorável para o aumento dessas doenças. As pessoas vacinadas vão estar mais protegidas. Diminuem as chances de adquirir a doença ou de evoluir para um caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave”, frisou.
NÚMEROS — Veja a seguir alguns números das ações no RS apresentadas durante a coletiva:
Balanço de atendimentos
- Total: 1.600 / Hospital Campanha (HCamp) de Canoas: 1034
- Equipes volantes: 548
- Encaminhamento ou transferência para outra unidade: 57
- Remoções aéreas: 25
- Atendimentos psicossociais: 22
Força de trabalho:
- 134 profissionais em atuação;
- 6 equipes volantes (13 enfermeiros + 9 médicos);
- 15 equipes aeromédicas (15 enfermeiros + 15 médicos);
- 62 profissionais no HCamp;
- 19 profissionais de gestão;
- 1 equipe psicossocial (5 psicólogas)
Recursos aplicados:
- Medida provisória (MP) de liberação de crédito extraordinário, editada pelo presidente Lula, no domingo (12), traz a liberação de R$ 861 milhões para ações de saúde primária e especializada, vigilância epidemiológica, assistência farmacêutica e contratação temporária de profissionais;
- Antecipação de R$ 40 milhões para compra de medicamentos;
- Antecipação do pagamento do piso aos profissionais de enfermagem do estado. O total do repasse é de R$ 30 milhões;
- Repasse, em parcela única, de R$ 63,1 milhões do Fundo Nacional de Saúde à Secretaria Estadual de Saúde e aos fundos municipais de saúde do Rio Grande do Sul;
- Liberação, de forma imediata, no dia 6 de maio, de R$ 534 milhões em emendas individuais de congressistas do Rio Grande do Sul para auxiliar os municípios do estado afetados pelas enchentes. As emendas estavam alocadas na área da Saúde.
IMUNOGLOBULINA — O Programa Nacional de Imunizações (PNI) enviará, nesta semana, 600 doses de imunoglobulina à população do Rio Grande do Sul. As imunoglobulinas são proteínas utilizadas pelo organismo para combater um determinado antígeno, como vírus e bactérias, por exemplo.
Além disso, o Ministério da Saúde também vai destinar 1,1 mil frascos de soro; 416 mil doses de vacinas contra hepatite A, raiva, poliomielite e influenza, e 134 mil doses de covid-19. A destinação de todos esses insumos foi debatida, nesta segunda-feira (13), durante reunião de monitoramento do Centro de Operações de Emergência (COE) para chuvas intensas e inundações na Região Sul.
“Neste momento, as síndromes respiratórias também passam a ser um problema. Por isso, estamos focados em proteger a população gaúcha. Precisamos de uma ação ativa para vacinar inclusive dentro dos abrigos”, afirmou, na reunião, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.
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