Saúde

Cora: Senador, deputados e prefeitos vistoriam obras e reforçam apoio

Publicado

em

Governador Ronaldo Caiado e secretários apresentaram estrutura ao grupo na manhã desta segunda-feira (04/12). Kajuru destacou importância e garantiu emendas impositivas

O governador Ronaldo Caiado retornou nesta segunda-feira (04/12) ao canteiro de construção do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (CORA), situado às margens da BR-153 em Goiânia. Desta vez, apresentou o projeto em execução ao senador Jorge Kajuru, ao deputado federal Daniel Agrobom, ao deputado estadual Lucas do Vale e prefeitos Anderson de Paula (Quirinópolis) e Dione José de Araújo (Itumbiara). “Em 20 meses vamos ter este hospital pronto, uma obra 100% pública”, disse o chefe do Executivo. Em apenas dez meses, mais de 40% dos serviços estão finalizados.

Caiado apresenta a políticos projeto de obras do Cora: apoio para custeio

Caiado apresenta a políticos projeto de obras do Cora: apoio para custeio

O investimento nesta etapa, destinada ao atendimento de crianças e adolescentes, será de R$ 180 milhões. “O protocolo deste hospital segue rígidos padrões de excelência”, destacou Caiado, ao citar as alas médica, de enfermagem, centro de exames e alojamento para famílias de pacientes. “Também serão realizadas cirurgias sofisticadas, com utilização de robôs”, complementou.

O governador estava acompanhado do secretário de indústria e comércio, Joel Sant’Anna Braga e do presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Lucas Vissoto. A primeira fase dos trabalhos é constituída pela fundação, instalação da estrutura metálica, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, cobertura e instalações de ar-condicionado, entre outros itens.

Já a secretária-adjunta de Saúde, Anamaria Arruda, ressaltou que serão 148 leitos de internação, centro cirúrgico, farmácia e centro de infusão quimioterápica. “Hoje quase 40% dos nossos pacientes goianos têm que se deslocar para fora do estado de Goiás em busca desse apoio. Com o Cora, nós poderemos oferecer um atendimento mais próximo de casa”.

Após visita às edificações, o senador Jorge Kajuru classificou a obra como a “maior da história da saúde de Goiás” e garantiu apoio para custeio por meio da destinação de emendas parlamentares. “É uma obra impactante e vai ficar na história de Goiás, indiscutivelmente. Nós, como parlamentares, precisamos oferecer essa parceria”, defendeu.

Mobilização
Caiado e a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, estiveram em vistoria à obra na última quarta-feira (29/11). Ao lado de equipe de governo, parlamentares, 118 prefeitos e artistas, como os cantores Gusttavo Lima, Maiara e Maraísa e o locutor Cuiabano Lima, comandaram um ato em defesa do projeto, que vai trazer para Goiás um modelo de atendimento inspirado no Hospital do Amor, em Barretos (SP).

Fotos: Hegon Corrêa / Cristiano Borges / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:

Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

Propaganda

Saúde

Câncer pode ser detectado 7 anos antes com nova técnica

Publicados

em

Imagine se fosse possível detectar o câncer anos antes dos primeiros sintomas apenas com um exame de sangue? Uma pesquisa da Oxford Population Health nos aproxima dessa conquista médica. A análise encontrou proteínas que podem alertar sobre a doença com antecedência.

No total, foram identificadas 618 proteínas ligadas a 19 tipos diferentes de câncer, com 107 sendo coletadas em um grupo de pessoas diagnosticadas sete anos depois.

A busca pelas proteínas do câncer

  • O primeiro estudo analisou amostras de sangue de 44.000 pessoas – mais de 4 mil diagnosticadas com câncer depois do estudo – disponíveis no UK Biobank.
  • Comparando as amostras de pessoas com câncer e não, os pesquisadores encontraram 182 proteínas que podem indicar a doença três anos antes.
  • Posteriormente, em outra pesquisa de aprofundamento, a equipe investigou dados genéticos de 300.000 casos de câncer.
  • Assim, descobriram 40 proteínas no sangue associadas ao maior risco de nove tipos de câncer.
  • No fim de todas as análises, foram encontradas 618 proteínas ligadas a 19 tipos diferentes de câncer. 107 em um grupo de pessoas diagnosticadas 7 anos depois.
  • Essas proteínas parecem ter algum papel nas fases iniciais do desenvolvimento da doença.

Resumo da estrutura de pesquisa – Imagem: Nature Communications

Resumo da estrutura de pesquisa – Imagem: Nature Communications

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA