Caldas Novas

Aluna de Cepi de Caldas Novas é 1º lugar em Concurso de Ilustração

Publicado

em

Obra, vencedora do Concurso de Ilustração na Olímpiada Nacional de Física das Escolas Públicas (OBFEP), foi inspirada no desejo de trazer representatividade feminina (Arte: Maurielle Portela)

Estudante da 2ª série do ensino médio no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Dom Pedro II, em Caldas Novas, Maurielle Portela traz da infância a paixão por arte.

“Comecei a desenhar no 6º ano do fundamental, há uns 7 anos, e não parei mais. Primeiro no papel, desenho tradicional, e depois desenho digital, usando o celular. Aprendi assistindo vídeos aqui e ali, lendo sobre técnicas de desenho, pegando dicas com amigos. De pouco em pouco fui estudando e não pretendo parar”, contou.

Seu interesse e empenho na produção artística lhe abriu portas para uma conquista que mescla o desenho com outra paixão de sua vida, as Ciências Exatas. Em sua primeira participação na Olímpiada Nacional de Física das Escolas Públicas (OBFEP), em 2023, Maurielle teve a alegria de alcançar o 1° lugar no Concurso de Ilustração, que teve por tema: Homens e Mulheres na Ciência.

O desenvolvimento de sua obra foi inspirado no desejo de trazer representação feminina e de abordar o assunto que, naquele momento, estava sendo discutido nas aulas de física de sua turma.

“No mês que fiz o desenho, estava estudando sobre supercondutividade e supercondutores. Também havia assistido muitos vídeos e matérias a respeito, por isso resolvi aplicar um pouco de toda essa inspiração visual. E podíamos desenhar cientistas, então coloquei também três importantes pesquisadores da área”, explicou a jovem.

Cepi de Caldas Novas

Essa foi a primeira vez que alunos do Cepi Dom Pedro II participaram do Concurso de Ilustração. Porém, segundo o professor de física e atual gestor da unidade, José Neto de Oliveira, todo ano o Cepi marca presença nas fases da OBFEP.

“Sempre incentivo a participação em olimpíadas de conhecimento em minhas turmas e na instituição. Em 2023 ofertei a proposta para as turmas de 9º ano do fundamental e de ensino médio”.

Sete medalhas nacionais

De todos os três níveis da OBFEP, Goiás obteve sete medalhas nacionais, sendo seis de prata e uma de bronze. Destas, o Cepi de Caldas Novas, segundo o gestor, foi contemplado com cinco medalhas de prata no nível A, 9º ano do ensino fundamental.

Para a professora Danúzia Batista, o incentivo constante da equipe docente aos estudantes é um passo essencial nesta conquista.

Olhares atenciosos e especiais

“No colégio temos vários alunos com inúmeras habilidades diferentes. A partir do interesse deles, fomos moldando o que poderia ajustar para seguir as regras, mas com liberdade de criação. Muitas vezes os alunos só acreditam em seu potencial quando damos um olhar especial para sua habilidade e colhemos frutos, mesmo que sejam frutos de experiência”, afirma.

E foi por meio desse olhar atencioso de uma professora que Maurielle Portela ficou sabendo do concurso e pôde se inscrever mais confiante e segura de si.

“Minha professora de física, Eliane, um amor de pessoa, me avisou da competição e me incentivou a participar. Falou do edital, me avisou do prazo de entrega, ainda imprimiu e enviou o desenho pelos Correios. Ela sempre incentiva os alunos a participarem dos projetos que aparecem e das Olimpíadas”, contou.

E o amor que carrega pela arte e a física é um dos fatores que motivam Maurielle a ingressar, futuramente, em um curso superior: “Pretendo fazer física ou matemática. E, talvez, como uma segunda faculdade, artes plásticas me interessa”.

Premiação

O resultado da premiação foi anunciado na última terça-feira (14/05), no site da OBFEP. O prêmio será uma placa a ser entregue para todos os premiados da Olímpiada pelas secretarias estaduais, em cerimônia com data a ser definida.

 

COMENTE ABAIXO:

Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

Propaganda

Caldas Novas

Caldas Novas é a próxima parada da Caravana da Sudeco

Publicados

em

Intuito é facilitar o acesso de pequenas empresas e pequenos produtores às linhas de crédito
A Caravana da Sudeco realiza mais uma edição, nos dias 18 e 19 de junho em Caldas Novas, Goiás, na Praça central Mestre Orlando, das 09h às 17h. Este ano, o projeto já percorreu as cidades de Campo Grande e Dourados, no Mato Grosso do Sul; Cuiabá e Sinop no Mato Grosso, oferecendo atendimentos com orientações e informações sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e Fundo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), preenchimento das Cartas-Consultas do FCO Digital, além da celebração de convênios, entre outros.

O objetivo é abordar temas relacionados aos fundos de financiamento, levando orientações de como acessar o crédito para pequenos empreendedores, micro e pequenas empresas às linhas de crédito da Autarquia. Além disso, foram lançadas durante a Caravana da Sudeco em 2024 novas linhas de crédito do FCO: o FCO Mulheres Empreendedoras, com condições diferenciadas às empresas de menor porte dirigidas por mulheres e produtoras rurais; e o FCO Irrigação e o FCO Leite.

Para a superintendente, Luciana Barros, as caravanas aproximam a população do Centro-Oeste às linhas de crédito da Autarquia, “A caravana serve para continuar a promoção do desenvolvimento local, estimulando a geração de empregos e renda na região. Fornecendo orientações para que os pequenos empresários locais possam ter informações de acesso às linhas de crédito da Sudeco. Este trabalho visa a diminuição das desigualdades sociais, através da informação que estamos levando aos estados da região e o fomento do desenvolvimento econômico e social”, disse.

A Caravana é uma realização da Sudeco, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e Governo do Brasil. O evento conta com a parceria do governo de Goiás, Prefeitura de Caldas Novas, Banco do Brasil, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sistemas de Cooperativas Financeiras (Sicredi) e (Sicoob), Cooperativa de Crédito Rural com intenção Solidária (Cresol), Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE/GO), Agência Goiás Fomento, Goiás Social, Associação Comercial e Industrial de Caldas Novas (Acican), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do estado (FCDL/GO) e Associação Regional das Águas Quentes de Goiás (AQUA)

Para acompanhar a programação completa e marcar presença, clique aqui.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA