Cultura

Basileu França abre inscrições para cursos de Teatro e Performance Musical

Publicado

em

São 22 vagas em cursos de qualificação em Teatro e 29 de capacitação em Música; interessados podem se inscrever até 8 de agosto pelo site efg.org.br

A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França está com inscrições abertas para o preenchimento de 22 vagas em cursos de qualificação na área de Teatro e 29 vagas em cursos de capacitação na área de Música, ambos em modalidade presencial. As inscrições seguem abertas até 8 de agosto e devem ser feitas pelo site efg.org.br.

Os cursos de Música oferecem duas vagas para Canto Lírico e uma para Canto Popular. As demais 26 vagas são para capacitação nos seguintes instrumentos musicais: piano erudito, piano popular, trompete, violoncelo, contrabaixo elétrico, contrabaixo acústico, clarinete, flauta transversal, trombone, trompa e violão.

No caso da Música, os candidatos devem ter, no mínimo, 11 anos e os critérios de seleção dependem do instrumento ou modalidade de canto escolhida — os detalhes estão no anexo I do edital. Para o curso de Teatro, os candidatos devem ter acima de 14 anos e serão submetidos a testes de aptidão.

A EFG em Artes Basileu França é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (Cett).

Serviço:
Assunto: EFG Basileu França abre editais de Capacitação em Música e Qualificação em Teatro
Inscrições: 21 de julho a 8 de agosto pelo link: https://encurtador.com.br/lDQV4
Editais: https://basileufranca.com.br/editais-2023-2/

Foto: Divulgação / Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

CULTURA Sanção presidencial reconhece obras de Torquato Neto como manifestação da cultura nacional

Publicados

em

Por

Lei foi sancionada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin. O piauiense Torquato Neto foi poeta, compositor, jornalista, cineasta e teve grande influência na cultura brasileira

 

s obras do poeta, compositor, cineasta e jornalista piauiense Torquato Neto foram reconhecidas como manifestação da cultura nacional. A Lei nº 14.742 foi sancionada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 1º de dezembro.

Segundo o texto, ficam reconhecidas como manifestação da cultura nacional todas as obras de Torquato Neto. Ele teve grande influência na cultura brasileira e foi um dos responsáveis pelo Tropicalismo, movimento cultural de vanguarda que ocorreu, principalmente, na música.

Além de ter trabalhado como  jornalista, Torquato Neto contribuiu para a Música Popular Brasileira (MPB), já que muitos de seus poemas foram transformados em canções.

Torquato Pereira de Araújo Neto nasceu em Teresina, no Piauí, em 9 de novembro de 1944. Morou em Salvador e no Rio de Janeiro. Foi amigo de artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa.

Escreveu canções como “Mamãe, coragem”, interpretada por Gal Costa, “Geleia Geral”, em parceria de Gilberto Gil, e “Pra Dizer Adeus”, na voz de Elis Regina.

Ele faleceu em 1972, no Rio de Janeiro, aos 28 anos de idade.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA