Saúde

Governo de Goiás avança em transplantes de órgãos no primeiro bimestre de 2023

Publicado

em

Número de doações efetivas aumentou em 37,5% no período. Houve ainda crescimento de 45% do total de órgãos captados nos primeiros dois meses de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior. Recusa familiar teve redução de 7,1 pontos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), avançou no transplante de órgãos, nos meses de janeiro e fevereiro de 2023, em relação ao mesmo período de 2022. No primeiro bimestre deste ano foram 16 transplantes no estado, número maior na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram realizados 13 transplantes.

Profissionais de saúde carregam caixas térmicas com órgãos para transplante no Hugol, uma das unidades do Governo de Goiás que realizam procedimento no Estado

Profissionais de saúde carregam caixas térmicas com órgãos para transplante no Hugol, uma das unidades do Governo de Goiás que realizam procedimento no Estado

Outro aspecto positivo foi a diminuição da recusa familiar para doação de órgãos, que foi 76%, no primeiro bimestre de 2022, e caiu para 68,9%, no mesmo período de 2023, redução de 7,1 pontos porcentuais. “Apesar do avanço, a recusa ainda é um dos principais desafios para a efetivação da doação de órgãos e, por isso, ainda é necessário um importante trabalho para conscientizarmos a população sobre esse gesto de solidariedade”, destaca a gerente de Transplantes da SES, Katiúscia Christiane Freitas.

Esses avanços são significativos, principalmente em um contexto de pós-pandemia. “Nesse período, se constatou redução de doações, em todo Brasil, o que tem ensejado estudos para se identificar as causas do decréscimo apresentado, para que possamos avançar e salvar mais vidas”, afirma a gerente.

Números
Katiúscia detalha que, apesar da queda de 4% nas notificações de morte encefálica, no primeiro bimestre de 2023, houve um aumento de 43% na taxa de efetivação das doações, quando comparado ao primeiro bimestre de 2022. Dos 78 casos de morte encefálica registrados, nos dois primeiros meses do ano, 11 resultaram em doações efetivas, representando um aumento de 37,5% no número de doadores efetivos comparado ao mesmo período de 2022.

“Tivemos, ainda, 32 órgãos captados, no estado, nos primeiros dois meses de 2023, o que representa um aumento de 45%, quando comparado ao total de órgãos captados nos primeiros dois meses de 2022”, compara a responsável pela Gerência de Transplantes da SES.

Foto: Iron Braz / Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:

Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

Propaganda

Saúde

Câncer pode ser detectado 7 anos antes com nova técnica

Publicados

em

Imagine se fosse possível detectar o câncer anos antes dos primeiros sintomas apenas com um exame de sangue? Uma pesquisa da Oxford Population Health nos aproxima dessa conquista médica. A análise encontrou proteínas que podem alertar sobre a doença com antecedência.

No total, foram identificadas 618 proteínas ligadas a 19 tipos diferentes de câncer, com 107 sendo coletadas em um grupo de pessoas diagnosticadas sete anos depois.

A busca pelas proteínas do câncer

  • O primeiro estudo analisou amostras de sangue de 44.000 pessoas – mais de 4 mil diagnosticadas com câncer depois do estudo – disponíveis no UK Biobank.
  • Comparando as amostras de pessoas com câncer e não, os pesquisadores encontraram 182 proteínas que podem indicar a doença três anos antes.
  • Posteriormente, em outra pesquisa de aprofundamento, a equipe investigou dados genéticos de 300.000 casos de câncer.
  • Assim, descobriram 40 proteínas no sangue associadas ao maior risco de nove tipos de câncer.
  • No fim de todas as análises, foram encontradas 618 proteínas ligadas a 19 tipos diferentes de câncer. 107 em um grupo de pessoas diagnosticadas 7 anos depois.
  • Essas proteínas parecem ter algum papel nas fases iniciais do desenvolvimento da doença.

Resumo da estrutura de pesquisa – Imagem: Nature Communications

Resumo da estrutura de pesquisa – Imagem: Nature Communications

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA