Turismo

Governo de Goiás lança campanha em comemoração aos 300 anos da descoberta das Águas Quentes

Publicado

em

Caldas Novas e Rio Quente recebem mais de 5 milhões de turistas por ano

Evento de apresentação da marca e do selo comemorativo foi realizado nesta quarta-feira (10/05), às 19h, em Rio Quente. Região é um dos principais destinos de turismo no Brasil

O Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), lançou nesta quarta-feira (10/05), às 19h, uma campanha em comemoração aos 300 anos da descoberta das Águas Quentes em Goiás. O evento de apresentação da marca e do selo comemorativo da ação será realizado em Rio Quente, um dos principais destinos de turismo no Brasil.

Durante todo o ano, serão promovidos eventos para comemorar os 300 anos da descoberta das águas termais na região, entre eles, festival gastronômico, lançamento de trilha ecológica e Natal das Águas Quentes. A iniciativa é realizada em parceria com as prefeituras de Caldas Novas e Rio Quente e Associação Regional das Águas Quentes de Goiás (AQUA), com apoio das Secretaria Estadual de Comunicação (Secom), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Corpo de Bombeiros.

Os municípios de Caldas Novas e Rio Quente estão entre os maiores destinos do Brasil. “O Governo de Goiás investe na valorização das águas termais, que vai muito além do turismo, passando pelo meio ambiente, empreendedorismo e saúde. Trabalhamos, também, a conexão entre os dois municípios, consolidando a maior estância hidrotermal do mundo”, explica o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.

Segundo dados históricos, em 1722, o bandeirante Bartolomeu Bueno Filho, durante suas andanças por Goiás, descobriu uma riqueza natural: as águas termais. Tempos depois, o local se transformou em um dos destinos mais procurados do país. Atualmente, as cidades de Caldas Novas e Rio Quente recebem mais de 5,3 milhões de turistas por ano.

A região abriga, também, o Parque Estadual da Serra de Caldas, um santuário ecológico muito procurado para realização de expedições científicas, educacionais e turísticas. A Serra é a responsável pela geotermia, que gera o aquecimento da água. O processo ocorre a partir da água da chuva que penetra no solo em grande profundidade. Quanto mais fundo avança, mais quente ela se torna, a pressão aumenta e volta para a superfície formando as fontes de água quente. A temperatura média chega a 37 graus celsius.

Fotos: Goiás Turismo/Drone X / Agência Estadual de Turismo – Governo de Goiás

 

 

COMENTE ABAIXO:

Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

Propaganda

Caldas Novas

Aeroporto de Caldas Novas (GO) teve aumento de 23% de passageiros no 1º trimestre de 2024 em relação a 2023

Publicados

em

A concessionária Socicam informa que o número de viajantes que optaram pelo transporte aéreo para visitar as maravilhas naturais da Região das Águas Quentes aumentou no primeiro trimestre de 2024

Segundo a administradora, de janeiro a março, 14.415 passageiros foram atendidos pelo Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, de Caldas Novas (GO), considerando o total de embarques e desembarques. O quantitativo representa um aumento de 23% em relação ao registrado no mesmo período em 2023, quando 11.600 viajantes passaram pelo terminal.

Além do crescimento no número de passageiros, os indicadores também são positivos na quantidade voos. Durante o primeiro trimestre, o goiano registrou 69 pousos e decolagens da aviação regular, operados pela GOL e pela Azul, o que significa um aumento de 27% em relação ao mesmo recorte de tempo no ano passado, quando o empreendimento atendeu 54 operações.

Para Sylla Gomes, gerente do Aeroporto de Caldas Novas, os resultados demonstram a capacidade do empreendimento como dinamizador do turismo na maior estância hidrotermal do mundo.

“Ao disponibilizar infraestrutura operacional qualificada, equipe preparada e instalações confortáveis, o Aeroporto de Caldas Novas se torna um importante vetor de mobilidade para os turistas da Região das Águas Quentes. Esses atributos foram essenciais para o aumento da oferta de voos no período de férias escolares, permitindo que mais passageiros visitassem nossa região”, afirma. Alexander Cerqueira

O Diretor de Aeroportos da Socicam, acredita que 2024 será um ano promissor para o turismo de lazer.

“O crescimento substancial no número de passageiros que escolhem Caldas Novas como destino reforça a relevância turística da região. Nesse sentido, estamos comprometidos em aprimorar constantemente nossa infraestrutura e atendimento, além dialogar com as companhias para atrair novas opções de voos e, assim, alavancar ainda mais o turismo na Região das Águas Quentes”, conclui.

O Aeroporto de Caldas Novas atende operações regulares da GOL para Congonhas (SP) e da Azul para Confins (MG), realizadas às quintas e aos domingos.

O Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães é o segundo mais importante do estado de Goiás. É a principal porta de entrada para quem deseja desfrutar das águas termais de Caldas Novas, considerada a maior estância hidrotermal do mundo. Além disso, a cidade figura como o maior polo turístico do Centro-Oeste.

Informações da Socicam

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA