Saúde

Governo, entidades e artistas se mobilizam em favor do CORA

Publicado

em

Construção do primeiro hospital público voltado ao tratamento contra o câncer em Goiás recebe apoio da sociedade e de artistas como Maiara e Maraísa, Gusttavo Lima e o locutor Cuiabano Lima. “Grande obra que quero deixar é salvar vidas”, afirma governador Ronaldo Caiado

Representantes do Governo de Goiás, deputados, prefeitos e artistas de renome nacional se uniram, na manhã desta quarta-feira (29/11), em um ato de apoio à construção do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), primeiro hospital público exclusivamente voltado ao tratamento contra o câncer no estado, localizado às margens da BR-153, em Goiânia. Artistas como Gusttavo Lima, Maiara e Maraísa e o locutor Cuiabano Lima visitaram o canteiro de obras e manifestaram apoio ao investimento, que será de R$ 180 milhões do Estado para ala pediátrica. “No fim do mandato, a grande obra que quero deixar é salvar vidas”, resumiu o governador Ronaldo Caiado durante vistoria no local.

“Com apenas 8 meses do início da construção, já estamos com mais 40% dela pronta. É uma obra que vai dar a todos os pacientes que não têm poder aquisitivo a possibilidade de fazer os tratamentos mais sofisticados, com os protocolos mais modernos”, destacou o governador Ronaldo Caiado. O vice-governador Daniel Vilela, a primeira-dama Gracinha Caiado e diversos secretários de estado participaram da vistoria. “Não vejo a hora de ver essas crianças aqui, bem instaladas e podendo receber o melhor atendimento possível para essa doença que é tão devastadora. Ronaldo Caiado tem o compromisso de cuidar das pessoas, sempre buscando parcerias e o que há de melhor e mais moderno. E é isso que estamos fazendo aqui”, destacou a primeira-dama.

Governador Ronaldo Caiado durante vistoria às obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora): “Com apenas 8 meses do início da construção, já estamos com mais de 40% dela pronta”

Governador Ronaldo Caiado durante vistoria às obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora): “Com apenas 8 meses do início da construção, já estamos com mais de 40% dela pronta”

O Cora segue modelo do Hospital do Amor – Hospital do Câncer de Barretos (SP), inspirado em hospitais norte-americanos, e a grandiosidade da estrutura é ressaltada pelos apoiadores. “A obra está linda, perfeita! Goiás precisa desse apoio para ajudar as famílias, estaremos aqui para tudo que o hospital precisar”, disse a cantora Maiara, ao lado da irmã Maraísa. “Isso é Goiás mostrando como se faz saúde, como se trata o povo”, ressaltou o cantor Gusttavo Lima. O locutor Cuiabano Lima afirmou que o hospital dará chance de vida para muitos: “Tem pessoas que estão morrendo antes da hora, este tratamento fará grande diferença”.

Transparência
Caiado recebeu uma prestação de contas simbólica do presidente da organização da sociedade civil Fundação Pio XII, Henrique Prata, que executa os trabalhos. “Temos quatro orçamentos de tudo, de uma agulha a um prego. Assim, temos a transparência garantida de onde é mais barato, no país ou não. Tudo que vem para cá está consolidado na prestação submetida ao Tribunal de Contas”, disse Prata. “Governos anteriores nunca se interessaram em tratar o câncer dentro do estado. Jogavam a responsabilidade”, acrescentou o presidente.

Prefeitos de 118 cidades participaram do ato, muitos relataram as dificuldades e manobras que precisam fazer para mandar pacientes para outros estados. “Um hospital como esse traz mais segurança, conforto, credibilidade e eficiência para o tratamento. É uma angústia para toda família a peregrinação em busca da cura”, disse Marden Júnior, prefeito de Trindade. Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto destacou que a empreitada do governador é “ousada e será referência nacional”.

O projeto, iniciado em fevereiro deste ano, compreende área construída de 44,7 mil metros quadrados e está dividido em três etapas. Terá 148 leitos, capacidade para atendimento ambulatorial oncológico adulto e infantojuvenil; serviços de diagnóstico; salas para infusão de medicamentos; centros de reabilitação e quimioterapia; serviços de apoio e pronto atendimento com funcionamento 24 horas; além de leitos de UTI, entre outros espaços.

A ala infantil compreende 48 leitos de internação, centro cirúrgico, farmácia, centro de exames por imagem e de infusão quimioterápica. A estrutura hospitalar também prevê espaço de lazer e acomodações para as famílias, com objetivo de assegurar excelência na humanização dos atendimentos

Fotos: Cristiano Borges, Hegon Corrêa e Lucas Diener / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:

Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

Propaganda

Saúde

Mais da metade dos municípios goianos já instalaram Gabinetes contra a Dengue

Publicados

em

148 prefeituras aderiram o plano de contingência da Secretaria de Estado da Saúde, que auxilia as prefeituras no planejamento de operações contra o mosquito Aedes aegipty

Mais da metade dos municípios goianos instalaram Gabinetes contra a Dengue, estratégia criada pelo Governo de Goiás para monitorar diariamente casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como zika e chikungunya. Até o momento, 148 prefeituras adotaram a medida em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Corpo de Bombeiros.

De forma virtual, os Gabinetes possibilitam o planejamento e detalhamento das operações nos municípios, com ações de vigilância, combate ao vetor, assistência e regulação, além de acompanhar a execução das medidas implementadas, que devem ser pautadas todo tempo por inteligência e comunicação.

Em 2024, até a nona semana epidemiológica, foram notificados 75.683 casos de dengue em Goiás, e confirmados 31.710 casos, um aumento de 176% em relação ao ano passado. Também foram confirmados 31 óbitos, até o momento, enquanto no ano passado foram 48.

A criação de Gabinetes de Combate à Dengue faz parte das ações de plano de contingência contra as arboviroses – doenças como dengue, zika e chikungunya transmitidas pela fêmea do Aedes aegypti. “O Gabinete acompanha cada ação de forma estratégica e coordenada, permitindo a tomada de decisões antecipadas, com o uso de evidências, concentração de esforços e transparência, protegendo a vida, reduzindo mortes e complicações evitáveis”, explica o secretário estadual de Saúde, Rasível Reis.

A diretora administrativa da Macrorregional Centro Oeste, Sônia Issler, afirma que os Gabinetes são um espaço muito importante para os municípios concentrarem as decisões e providências necessárias no combate ao mosquito. “Em Buriti Alegre, por exemplo, há uma participação maciça da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do prefeito, e da equipe técnica. Temos visto a mobilização e, certamente, os resultados virão”, avalia.

Situação de emergência
O Governo de Goiás declarou situação de emergência em saúde pública, em decreto publicado dia 3 de fevereiro, depois que o Estado atingiu, por quatro semanas epidemiológicas consecutivas, a taxa de incidência de casos suspeitos de dengue acima do limite definido no Plano de Contingência Estadual para Arboviroses.

O decreto autoriza medidas necessárias para evitar internações, casos graves e mortes, como a criação dos gabinetes de crise. A relação dos municípios que aderiram a medida pode ser conferida no link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/17_82Y6bRLlC7TFDvvfHtYENiGKoU8IQ7P1A3dorFqtg/edit#gid=1108253681. No site da SES, há ainda informações detalhadas de como as prefeituras podem instalar um Gabinete contra a Dengue.

Fotos: Iron Braz / Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA