Ação Social

Gracinha Caiado recebe prêmio por parceria com municípios na área social

Publicado

em

Primeira-dama é agraciada com honraria por liderança e parceria com municípios nas políticas de assistência social do Estado

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, recebeu o Prêmio Iris Rezende Machado, nesta quarta-feira (06/12), no Centro de Convenções de Goiânia, pela condução das políticas sociais no estado, principalmente durante a pandemia de Covid-19. A entrega ocorreu durante o Encontro Anual de Gestores promovido pela Federação Goiana dos Municípios (FGM), que reúne prefeitos dos municípios goianos em discussões sobre ações estratégicas para a administração pública em 2024. A primeira-dama reforçou a prioridade do Governo de Goiás em desenvolver políticas públicas integradas com todos os demais Poderes.

“Desde o primeiro momento em que Ronaldo Caiado assumiu o governo, tenho buscado trabalhar junto às prefeituras. Essa homenagem me indica que estamos no caminho certo e vamos continuar trabalhando juntos. Se o Goiás Social hoje é o maior programa social do Brasil, é porque nós fazemos juntos, esse é o segredo desse sucesso”, celebrou Gracinha Caiado. “Quando se trata de pessoas em vulnerabilidade, não se pergunta em quem votou, é preciso atender. Nosso objetivo é romper o ciclo da pobreza e fazer com que as famílias tenham independência financeira”, completou.

O presidente da FGM e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, explicou que a decisão pela homenagem foi unânime. “Os prefeitos decidiram agraciar a dona Gracinha pela parceria, que é feita independente do partido que o prefeito esteja filiado, com todos os 246 municípios. No período da pandemia, dona Gracinha fazia reuniões três vezes por semana com as primeiras-damas, no momento de maior dificuldade, com transparência e relação republicana, levando um programa social que é referência no Brasil”, destacou.

Ação conjunta
Durante a cerimônia de abertura, Haroldo Naves lembrou a situação de crise financeira que os municípios enfrentam por conta da queda na arrecadação e destacou a importância da parceria com o governo estadual. “Quando o governador Ronaldo Caiado assumiu, tinha dinheiro atrasado no transporte escolar, merenda e área da saúde. Pelo acordo com o governo estadual, os municípios conseguiram quitar muitas dívidas”, explicou.

Ao avaliar os desafios enfrentados pelos municípios, o vice-governador Daniel Vilela destacou a importância da atuação da primeira-dama. “A Gracinha tem capacidade de aferir com muita assertividade as dificuldades que os prefeitos e prefeitas vivem. Muitos desses programas que temos hoje, que fazem do nosso governo o mais bem avaliado do Brasil, são frutos desse trabalho”, ponderou.

“Essa é uma forma de dizermos ‘muito obrigado’ a uma pessoa que tanto trabalha pelo estado de Goiás”, finalizou Carlão da Fox, prefeito de Goianira e presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM). O Encontro também premiou outros gestores que se destacaram em áreas como gestão pública, saúde e educação. A cerimônia de abertura contou ainda com a presença do chefe de gabinete da Secretaria-Executiva da Presidência da República, Sérgio Alberto Dias, e da assessora especial do mesmo órgão, Francisca Carvalho.

Programação
Com o tema “Desafios e Perspectivas para 2024”, o Encontro Anual de Gestores é promovido pela Federação Goiana de Municípios nos dias 6 e 7 de dezembro. A programação abrange diversas áreas da administração pública e tem o objetivo de promover soluções inovadoras e eficazes para os desafios do próximo ano, além do aprimoramento da gestão pública goiana.

A edição deste ano conta com uma feira de exposições, que promove ações de intercâmbio estratégico, com fomento ao diálogo e reunião de prefeitos e prefeitas de todo o estado. Entre os parceiros do evento, estão instituições como Caixa Econômica Federal, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Saneago e Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), que oferecem tecnologia e serviços voltados à administração pública.

A programação também inclui apresentações culturais, palestras e seminários com temas relevantes para a gestão pública, como a Nova Lei de Licitações, que entra em vigor no início de 2024. Além disso, serão abordadas ações estratégicas para a área da saúde, como a judicialização do atendimento, e a área da assistência social, com a temática orçamentária. Palestrantes da Caixa Econômica também abordam o Programa Minha Casa Minha Vida, com discussões sobre as próximas fases do programa e seu impacto na habitação social.

Fotos: Júnior Guimarães / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás 

 

COMENTE ABAIXO:

Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

Propaganda

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA