Geral

IPVA de 1,1 milhão de veículos vence nos próximos dias em Goiás

Publicado

em

Prazo para proprietários de automóveis com finais de placa 3 a 0 quitarem o tributo em dia termina em outubro, conforme calendário divulgado pela Secretaria da Economia

Termina neste mês de outubro o prazo para proprietários de 1.164.727 veículos licenciados em Goiás quitarem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023. Para o final de placa 3, o vencimento será na próxima segunda-feira (9/10). O calendário de pagamento do valor total do tributo e do licenciamento anual (CRLV) será até 20 de outubro para os outros finais, conforme a sequência de datas-limite divulgada pelo Governo de Goiás: final 4 (10/10); 5 (11/10); 6 (16/10); 7 (17/10); 8 (18/10); 9 (19/10) e 0 (20/10).

O calendário completo está disponível no site da Secretaria da Economia (economia.go.gov.br). Os donos de veículos que escolheram dividir o tributo em dez vezes também devem seguir as mesmas datas para quitar o parcelamento. Tanto os contribuintes que optaram pela cota única quanto os que parcelaram o imposto precisam acessar o site do Detran-GO (goias.gov.br/detran) e emitir apenas a cota única, que contém o saldo devedor.

Conforme explica o gerente do IPVA da Secretaria da Economia, Jorge Arêas, os valores arrecadados são destinados ao caixa do Estado “e utilizados de acordo com o orçamento e planejamento de políticas públicas do Executivo”. Há também repartição de 50% com o município de licenciamento.

Após o vencimento

Calendário de pagamento do IPVA 2023 termina em outubro, em Goiás

Calendário de pagamento do IPVA 2023 termina em outubro, em Goiás

Os donos de veículos com final de placa 1 e 2 tiveram até setembro para quitar o imposto em dia. Para pagamento após a data de vencimento, se o IPVA não estiver mais disponível no site do Detran, basta acessar o site da Secretaria da Economia (economia.go.gov.br), acessar o link IPVA, clicar em Débitos, informar a placa e o Renavam e emitir o Documento de Arrecadação.

Além de pagar juros e multa, o contribuinte inadimplente perde o direito a benefícios concedidos pelo governo estadual, como o desconto de até 10% para inscritos no Programa Nota Fiscal Goiana e a redução de 50% para automóvel 1.0.

Quem tiver dúvidas sobre o IPVA pode acessar a seção de Perguntas e Respostas do site da Secretaria da Economia ou acionar a assistente virtual do IPVA, a Alice, no WhatsApp. Basta iniciar uma conversa com o número 62 99427-9777. A Alice traz mais informações sobre serviços do IPVA, como pagamento, compra e venda de veículos, processos tributários e dívida ativa.

Foto: Economia / Secretaria da Economia – Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

Pagamento do IPVA vencido será suspenso neste fim de semana para migração em sistema

Publicados

em

Por

Débitos referentes ao IPVA do ano 2023 serão transferidos do Detran-GO para a Secretaria da Economia. Proprietários de veículos com final de placa 1 e 2 poderão parcelar o IPVA atrasado a partir de segunda

O Governo de Goiás alerta os proprietários de veículos licenciados no Estado que no próximo fim de semana (9 e 10/12) a emissão de boletos que contenham débito no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023 será bloqueada no site do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) para migração dos débitos vencidos para o sistema da Secretaria da Economia. Com isso, não será possível realizar o pagamento do tributo no sábado e no domingo.

A partir de segunda-feira (11/12), a emissão do Documento de Arrecadação (Dare) para o pagamento do IPVA atrasado será feita apenas no site da Secretaria da Economia (economia.go.gov.br). Basta clicar em IPVA e depois em Débitos para acessar o documento.

Já os débitos de licenciamento anual e outros de competência do Detran-GO continuarão sendo emitidos no site da autarquia (https://goias.gov.br/detran/), aplicativo DetranGO ON ou nos postos de atendimento. Vale ressaltar que a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo é liberada somente após a regularização de todos os débitos (IPVA e Licenciamento).

“Realizamos esse procedimento no fim de semana para evitar que o contribuinte pague o boleto enquanto o processamento está ocorrendo. A recomendação é quitar o imposto até sexta-feira ou aguardar a segunda-feira e emitir o Dare no site da Economia”, diz o gerente do IPVA na Secretaria da Economia, Jorge Arêas. Ele também orienta os motoristas com o tributo vencido que vão utilizar o veículo no sábado ou domingo a regularizar a situação até sexta.

Parcelamento
Com a transferência para a Economia, a partir de segunda os proprietários de veículos com final de placa 1 e 2 e IPVA 2023 vencido poderão parcelar o valor em até seis vezes. O parcelamento é disponibilizado pela Secretaria da Economia quando o débito está vencido há mais de 90 dias. Será possível fazer uma simulação das parcelas no site da Economia (economia.go.gov.br), menu IPVA e, depois, Débitos. Basta informar placa e Renavam para ter acesso às informações.

Para os outros finais de placa, cujo calendário de pagamento foi concluído em outubro, o imposto poderá ser parcelado a partir de janeiro de 2024. “A dica para quem tiver interesse em parcelar é esperar a migração e acessar o site da Economia a partir de segunda (11/12), no caso dos finais 1 e 2”, reforça Jorge Arêas. Ele ressalta ainda que, após a migração para o sistema da Economia e início do processo administrativo tributário, a pasta tem 90 dias para inscrever o débito na Dívida Ativa, por isso a importância de buscar a regularização o quanto antes.

Foto: Denis Marlon / Secretaria da Economia – Governo de Goiás

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA