Mabel destaca segurança hídrica de Goiânia em entrega da ampliação do Sistema de Abastecimento de Água da Região Metropolitana

Mabel destaca segurança hídrica de Goiânia em entrega da ampliação do Sistema de Abastecimento de Água da Região Metropolitana

A estrutura tem capacidade de operar até 2.124 litros de água por segundo, ampliando a flexibilidade do sistema e reduzindo a pressão sobre o Sistema Meia Ponte em períodos de maior consumo

 

Obra garante reforço no abastecimento das regiões Norte, Sudoeste e Noroeste de Goiânia, além de Aparecida de Goiânia, Goianira e Trindade

O prefeito Sandro Mabel participou, nesta segunda-feira (22/9), da entrega da ampliação do Sistema de Abastecimento de Água da Região Metropolitana, realizada pela Saneago. A obra, que integra os sistemas João Leite e Meia Ponte, garante reforço no abastecimento das regiões Norte, Sudoeste e Noroeste de Goiânia, além de beneficiar Aparecida de Goiânia, Goianira e Trindade.

Durante a solenidade, Mabel destacou a importância da obra para a segurança hídrica da capital. “Essa é uma obra fundamental para a capital porque nos dá a certeza de que a capacidade de abastecimento da cidade ficará totalmente preservada, garantindo que não vai faltar água em Goiânia pelos próximos anos. Essa entrega traz segurança hídrica para a nossa cidade”, ressaltou o prefeito.

Com investimento de R$ 72 milhões, a Conexão Cristina, ou Booster João Leite, é um reservatório com capacidade de 10 milhões de litros de água, 5,3 km de adutora em aço carbono e controle totalmente automatizado. A estrutura tem capacidade de operar até 2.124 litros de água por segundo, ampliando a flexibilidade do sistema e reduzindo a pressão sobre o Sistema Meia Ponte em períodos de maior consumo.

O vice-governador Daniel Vilela afirmou que a obra beneficia toda a Região Metropolitana.

“É um investimento que traz tranquilidade à população, atendendo não apenas Goiânia, mas também Aparecida, Goianira e Trindade”, disse.

Para o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, o projeto foi pensado com visão de futuro.

“É preciso considerar o crescimento da cidade e os longos períodos de estiagem. Uma obra como essa garante abastecimento sem riscos para Goiânia”, explicou.

Melhor capital em saneamento

Goiânia foi reconhecida pelo Instituto Trata Brasil como a capital mais bem colocada no Ranking do Saneamento 2025 e recebeu o Prêmio Casos de Sucesso 2025. O resultado reflete a universalização do sistema, com 100% da população urbana atendida, e a abrangência de cerca de 1,5 milhão de pessoas conectadas a mais de 7 mil quilômetros de redes, extensão equivalente a toda a costa brasileira.

“Goiânia ficou como a melhor capital do país, passando na frente de Curitiba e São Paulo. Para nós, é um orgulho muito grande estar fazendo essas entregas e ainda ser reconhecido nacionalmente”, celebrou o presidente da Saneago. “Continuar investindo é essencial para melhorarmos a nossa saúde. Parabéns a Saneago, ao Governo de Goiás e a todos que fazem isso acontecer”, finalizou Sandro Mabel.

Fotos: Alex Malheiros / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

 

 

 

 

 

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://www.jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook