Segurança

Ministro da Justiça Flávio Dino visita Goiás e entrega viaturas do Pronasci 2

Publicado

em

“O crédito de Goiás para Segurança é ilimitado, pois reconhecemos a seriedade desse trabalho”, disse ministro Flávio Dino

Governador Ronaldo Caiado recebe ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em Goiânia, para lançamento do Pronasci 2; Governo Federal repassou 56 viaturas e equipamentos para o combate a criminalidade em Goiás

Governador Ronaldo Caiado recebe ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em Goiânia, para lançamento do Pronasci 2; Governo Federal repassou 56 viaturas e equipamentos para o combate a criminalidade em Goiás

Governador Ronaldo Caiado recebeu o ministro no Palácio das Esmeraldas para repasse de viaturas e equipamentos pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2)

O governador Ronaldo Caiado recebeu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para repasse de 56 viaturas e equipamentos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). A solenidade aconteceu no fim da manhã deste domingo (02/07), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. Os resultados positivos das forças de segurança de Goiás foram ressaltadas pelo ministro: “Na área de Segurança, o crédito de Goiás é ilimitado, pois reconhecemos a importância e seriedade desse trabalho”.

Em cinco anos, segundo Observatório de Segurança Publica, o índice de latrocínio (roubo seguido de morte) em Goiás caiu 89,7%. A redução no roubo a transeuntes foi de 82,5% e, de veículos, de 91,2%. “Modéstia à parte, nós estamos dando aula com nossa polícia qualificada e eficiente. Muitos estados têm buscado experiência aqui sobre combate efetivo à criminalidade”, destacou o governador.

As parcerias estabelecidas entre Estado e Governo Federal pelo combate à violência foram consideradas essenciais. “Nós temos feitos operações e quero agradecer muito a polícia de Goiás, que tem participado de todas. Fizemos operações integradas contra pedofilia, contra exploração sexual de crianças e adolescentes, de combate à violência contra mulher, entre outras. Em todas, as polícias goianas participaram conosco”, ressaltou o ministro.

Pronasci 2

Lançado em março pelo presidente Lula, o Pronasci 2 é executado pela União em regime de cooperação com estados, Distrito Federal e municípios e visa articular ações de segurança pública para prevenção, combate e repressão da criminalidade.

O programa também inclui, bolsa-formação para agentes de segurança, apoio às vítimas da criminalidade e o fomento às políticas de cidadania, com foco no trabalho e ensino formal e profissionalizante para presos e egressos.

Ao todo, foram mais de R$9 milhões injetados pelo Governo Federal. “Diga ao presidente Lula do agradecimento pela parceria que nós temos feito em todas as áreas”, disse Caiado ao ministro. A ocasião marcou ainda a entrega de nove drones, armamentos, fardamentos, munições, entre outros equipamentos para o fortalecimento das ações de proteção e segurança no estado e da estrutura de repressão e combate à violência, dando eficácia às medidas protetivas, especialmente das mulheres.

Em Goiás, com investimentos de R$ 7,8 milhões, 56 viaturas serão destinadas a delegacias da mulher e patrulhas Maria da Penha, para auxiliar no combate à violência contra a mulher.

“Isso dá um apoio a nossa polícia, que vai se ocupar diretamente do combate ao feminicídio, à violência contra as mulheres, de forma ainda mais eficiente”, comentou Caiado. “Chegaremos ainda mais rápido, chegaremos junto. Vamos aglutinar novas forças para realmente tranquilizar as mulheres do estado de Goiás”, acrescentou.

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), pela primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, saudou o ministro pelas entregas, que representam uma deferência a todos os méritos conquistados por Goiás no combate à violência. “A segurança pública é um exemplo e uma referência no Brasil porque nós temos um governador que apoia todas as polícias e que deixa com que elas trabalhem, fazendo um bom retorno a toda a população do estado de Goiás, que deseja a segurança”, afirmou Gracinha.

Líder da bancada goiana na Câmara dos Deputados, a deputada federal Flávia Morais externou publicamente o respeito e o reconhecimento que toda a bancada goiana têm pelo trabalho das forças de segurança de Goiás. “Hoje, se destaca a nível nacional, sendo reconhecida como a melhor segurança do Brasil”, pontuou. A parlamentar também exaltou Caiado. “Tudo tem se transformado através dessa competência, atuação firme, combativa e sempre em defesa dos interesses do nosso Estado”.

Entregas
Foram 56 viaturas, sendo 12 PRONASCI; 22 descaracterizadas da inteligência; 22 do projeto de fortalecimento da Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos e Projeto de padronização e equipagem das instituições de Segurança Pública; 40.560 munições; nove drones; 465 peças de uniformes e 1644 equipamentos táticos diversos. Ainda foram entregues kit da Força Nacional, 20 Pistolas Spark (arma de choque não letal) e 16 pistolas Beretta.

Fotos: André Saddi / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:

Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

Propaganda

Segurança

Goiás tem queda de até 92% na criminalidade em 2024

Publicados

em

Na comparação dos meses de janeiro a março deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, maior redução é em roubo de carga; número de feminicídios cai 31%

O estado de Goiás registrou queda em todos os índices criminais, nos três primeiros meses de 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior. É o que apontam dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) na manhã desta quinta-feira (11/04), em Goiânia. A maior redução foi verificada no crime de roubo de carga, com 92% – foram 13 casos no primeiro trimestre de 2023 e apenas um este ano.

Na sequência, estão roubo de veículo, roubo a comércio e furto a transeunte, com diminuição de 34%. Os casos de roubo a transeunte caíram 33% e os de feminicídios reduziram 31%. As informações têm como fonte o Observatório de Segurança Pública do Estado e são provenientes do Registro de Atendimento Integrado (RAI), conforme diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública.

De acordo com o governador Ronaldo Caiado, o estado tem priorizado o combate a crimes violentos, para garantir tranquilidade ao cidadão. Para ele, os números refletem a integração das forças de segurança: “Nossas polícias trabalham em conjunto. Isso acontece quando há uma política pública séria, austera. Assim temos o que mais interessa: resultado concreto e segurança para a população”, afirma.

Governador Ronaldo Caiado prestigia evento de formatura de policias militares, em Goiânia

Governador Ronaldo Caiado prestigia evento de formatura de policias militares, em Goiânia

O mesmo ponto é ressaltado pelo secretário de Segurança Pública, Renato Brum. “Realizamos ações preventivas por parte dos policiais militares na rua, com reforço daqueles que se formaram recentemente e daqueles que estão no estágio. Além disso, há um trabalho muito bem feito pela Polícia Judiciária, Polícia Penal e Polícia Científica dando retaguarda. E o Corpo de Bombeiros é nossa força de salvamento”, salienta.

Outro destaque do balanço, disponível no site da Secretaria, é que 165 municípios não registraram nenhum homicídio de janeiro a março deste ano. Também não houve nenhum caso de roubo a banco. “A polícia goiana como um todo têm cumprido sua função, dentro dos limites da lei, e a população reconhece”, complementa Caiado. Pesquisa da Genial/Quest divulgada nesta semana revela que a segurança recebe avaliação positiva de 69% dos entrevistados.

Ações proativas
No primeiro trimestre de 2024, foram cumpridos 2.258 mandados de prisão e apreensão no estado. Em ações integradas, ostensivas ou no patrulhamento de rotina, as forças de segurança recuperaram 974 veículos com registro de furto ou roubo. As polícias Civil e Militar efetuaram 7.352 prisões em flagrante. Além disso, 1.158 armas de fogo apreendidas e 1.911 foragidos recapturados. 3 toneladas de drogas foram retiradas de circulação.

Indicadores criminais (janeiro/março de 2024)
Roubo de Carga: -92%
Furto a Transeunte: -34%
Roubo em Comércio: -34%
Roubo de Veículos: -34%
Roubo a Transeunte: -33%
Feminicídio: -31%
Furto de Veículos: -27%
Homicídio Doloso: -24%
Furto em Residência: -20%
Roubo em Propriedade Rural: -20%
Furto em Comércio: -16%
Roubo em Residência: -14%
Tentativa de homicídio: -10%
Estupro: -9%
Furto em Propriedade Rural: -6%
Fonte: Observatório de Segurança Pública de Goiás (comparação com o período de janeiro/março de 2023)

Foto: Secom / Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA