Assembleia Legislativa aprova decreto que mantém calamidade na saúde de Goiânia por 180 dias

Assembleia Legislativa aprova decreto que mantém calamidade na saúde de Goiânia por 180 dias

Medida reconhece dificuldades financeiras e operacionais herdadas pela atual gestão e garante continuidade de ações emergenciais na rede municipal de saúde

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou, nesta terça-feira (16/12), o decreto do prefeito Sandro Mabel que mantém, por mais 180 dias, o estado de calamidade pública na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia. A medida assegura respaldo legal para a continuidade de ações emergenciais diante das dificuldades financeiras e operacionais ainda enfrentadas pelo sistema municipal de saúde.

O Decreto Legislativo nº 31.441/2025 foi aprovado com o voto favorável de 23 deputados e entra em vigor em 1º de janeiro de 2026. A aprovação pela Alego reconhece a necessidade de manutenção do regime excepcional, mesmo diante dos avanços promovidos pela atual gestão.

Entre os fatores que justificam a prorrogação estão dívidas herdadas junto a prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS), que se aproximam de R$ 200 milhões. Desse total, cerca de 50% já foram renegociados e estão em fase inicial de pagamento. O decreto também aponta a existência de valores significativos de restos a pagar registrados pelo Fundo Municipal de Saúde.

As obrigações financeiras pendentes continuam comprometendo as disponibilidades do Fundo de Saúde e impactam diretamente o abastecimento de medicamentos e insumos e a estabilidade de contratos e ações essenciais. Apesar dos esforços da atual gestão para reorganizar as contas e recuperar a capacidade operacional da rede, os desafios ainda exigem medidas excepcionais.

Foto: Secom / Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

 

 

 

 

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://www.jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook