Prefeitura de Goiânia dá início à Operação Transporte Nota 10 e reforça fiscalização nas portas das escolas

Prefeitura de Goiânia dá início à Operação Transporte Nota 10 e reforça fiscalização nas portas das escolas

A Secretaria reforça que as fiscalizações serão permanentes, realizadas em escolas públicas e particulares, com o apoio das equipes de Educação e Fiscalização de Trânsito

Ação da Secretaria de Engenharia de Trânsito começou na sexta-feira, no Colégio Militar Vasco dos Reis, e será mantida de forma contínua durante todo o ano letivo

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), realizou nesta sexta-feira (10/10) a primeira edição da Operação Transporte Nota 10, com o objetivo de coibir o transporte irregular de estudantes e reforçar a segurança das crianças no trajeto até as escolas. A ação foi realizada na porta do Colégio Militar Vasco dos Reis e será rotineira, sempre nos horários de embarque e desembarque escolar, em diferentes regiões da capital.

Durante a operação, 14 veículos foram abordados e dois apresentaram irregularidades. De acordo com o gerente de Educação para o Trânsito da SET, Jairo Souza, a primeira operação, com caráter educativo, foi considerada um sucesso. 

“Conseguimos alcançar os motoristas que fazem o transporte para aquela escola e a prioridade foi alertar e orientar. Foram conferidos cintos de segurança, equipamentos de segurança como extintores, a habilitação do motorista, documentação do veículo e a permissão. O objetivo principal é garantir que todos estejam regularizados e conscientes da responsabilidade que envolve o transporte de crianças”, destacou.

O motorista Marcos Bringel, que atua há 20 anos no transporte escolar, foi um dos abordados pela operação. O motorista, que estava com todas as licenças e manutenções do veículo em dia, aprovou a iniciativa.

“Eu não tenho nada contra a pessoa rodar com um carro mais antigo, mas acaba atrapalhando a gente que trabalha e que investe, pois cobram a metade do valor e isso é injusto. A operação é necessária, porque quem está irregular precisa ser cobrado. Nós que estamos certos temos custos altos para manter o veículo em boas condições e oferecer um serviço seguro”, afirmou.

Segundo o gerente de Fiscalização da SET, Eduardo Mariano, as abordagens continuarão ao longo do ano, também com medidas firmes quando forem identificadas irregularidades graves.

“O foco é orientar e dar oportunidade para que todos se adequem, mas a fiscalização existe para garantir a segurança das crianças. Quando um veículo está irregular, ele coloca vidas em risco. Por isso, além das orientações, também serão adotadas medidas de autuação e retenção quando necessário”, explicou.

Segurança e regularização

A operação é parte das ações da SET para dar mais segurança ao transporte escolar e ampliar o número de permissionários regularizados. Em agosto, a Secretaria convocou todos os profissionais do transporte escolar a atualizarem suas licenças, garantindo um prazo educativo de dois meses para regularização antes do início das fiscalizações. Mesmo com a publicação da Portaria nº 52/2024, que simplificou o processo de autorização e dispensou licitação, muitos ainda permanecem irregulares.

Atualmente, dos 272 cadastros ativos, apenas 116 estão com a documentação em dia. Com o chamamento feito em agosto, 26 novos profissionais procuraram a SET e concluíram a regularização. Para o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, o índice, ainda abaixo de 50%, é motivo de preocupação.

“A regularização do transporte escolar garante tranquilidade para as famílias. A permissão para atuar como transporte escolar assegura que o motorista está em conformidade com as exigências legais e que o veículo passou por vistoria no Inmetro. E é isso que certifica que o transporte está em condições adequadas de uso”, explica Tarcísio.

A Secretaria reforça que as fiscalizações serão permanentes, realizadas em escolas públicas e particulares, com o apoio das equipes de Educação e Fiscalização de Trânsito, até que seja alcançado um número maior de motoristas regularizados. Os permissionários interessados em se adequar devem procurar a Secretaria de Engenharia de Trânsito ou as unidades do Atende Fácil, onde é feito o cadastro ou a renovação da permissão. “Nosso compromisso é garantir que o transporte escolar em Goiânia seja seguro e confiável. Estamos abertos para orientar e apoiar quem quer trabalhar de forma correta e dentro da lei”, finaliza Tarcísio Abreu.

Fotos:  Divulgação / SET / Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) - Prefeitura de Goiânia

 

 

 

Andreazza Joseph
Official Verified Account

Comments

https://www.jornallocal.com.br/assets/images/user-avatar-s.jpg

0 comment

Write the first comment for this!

Facebook