Cidades
Reforma é ameaça ao desenvolvimento regional pensado por Kubitschek e Ulysses, alerta Caiado em Fórum de governadores

Fala do governador de Goiás foi durante o Fórum de Governadores do Brasil Central, realizado nesta sexta-feira, em Rio Quente, para discutir problemas que afetam os estados do grupo
O fortalecimento do Desenvolvimento Regional, pensado por políticos brasileiros da envergadura de Juscelino Kubitschek e Ulysses Guimarães, a fim de garantir igualdade de oportunidades aos quatro cantos do Brasil, pode ser rompido com a aprovação precipitada do atual texto da Reforma Tributária. O alerta é do governador Ronaldo Caiado ao lado de chefes do Executivo de outros cinco estados durante a abertura do Fórum de Governadores do Brasil Central, nesta sexta-feira (29/09), em Rio Quente, no sul do estado.
“Peço, neste momento que estamos discutindo grandes reformas, que tenhamos a sensibilidade de entender que Ulysses Guimarães buscou na Constituinte os desenvolvimentos regionais”, argumentou Caiado, ao reiterar crítica à alíquota do novo imposto sobre o valor agregado (IVA), que deve variar entre 20,03% e 30,7%. O governador estava acompanhado da primeira-dama, Gracinha Caiado.
“Imagina poder botar uma alíquota única no Brasil, do Amapá até o Rio Grande do Sul, com situações totalmente heterogêneas, diferentes, peculiares do seu dia a dia”, alertou. “A simplificação, nós queremos”, esclareceu. É necessário, porém, “ter a capacidade de cada governador buscar uma independência. Nós fomos eleitos pelo voto. Não para receber receita de quem não sabe os problemas reais que nós estamos passando”, criticou Caiado.
“Acredito que nós, os 27 governadores, temos uma responsabilidade ímpar de mostrar que ninguém aqui vai se posicionar mais esperto do que o outro. Nossa responsabilidade é com o povo do nosso estado, do nosso país. Não tem espaço para esperteza. O espaço é para a transparência. Ninguém quer sobrepujar o outro”, finalizou o governador de Goiás.
Diálogo
O posicionamento de Caiado foi validado pelos demais governadores. Na avaliação de Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, a Reforma Tributária não está pronta para ser votada e ainda carece de diálogo com os senadores, no sentido de ter o menor impacto possível nas contas. “O Distrito Federal vive uma situação diferente dos demais estados do Centro-Oeste. A gente tem uma expectativa de aumento na arrecadação, mas isso tudo tem de ser debatido com todos os governadores, porque não existe uma reforma que vai beneficiar um estado e prejudicar os demais”, alegou.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, frisou que essa luta precisa ecoar na voz de todos os líderes de Executivo, uma vez que serão impactados, ainda que de formas distintas. “A preocupação de Caiado não pode ser só sua. Todos têm indústrias, setor que produz, turismo, empresários”, observou. “Temos uma regra de transição que vai até 2032. E o governo do Caiado termina em 2026, então é uma preocupação de coerência, de respeito com o estado e de cuidado. É a mesma preocupação que nós temos”, finalizou.
Sinergia
O evento, promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), discutiu temas fundamentais para o desenvolvimento da região e que, ao mesmo tempo, movimentam a pauta nacional. Foram quatro painéis: Brasil Central: Oportunidades e Desafios; Reforma Tributária: Impactos na região do Brasil Central; Segurança Pública: Protocolo de Intenções; e Marco Temporal: Direito à Propriedade.
O primeiro painel contou com a participação de seis dos sete governadores que compõem o grupo: Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Ronaldo Caiado (Goiás), Carlos Brandão (Maranhão), Mauro Mendes (Mato Grosso), Wanderlei Barbosa (Tocantins) e Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul). Rondônia também integra o Consórcio.
“Criamos esse consórcio primeiro com o objetivo de interagir, de criar sinergia regional e, a partir dessa sinergia, discutir problemas, soluções, mecanismos que possam ser trabalhados conjuntamente por esses estados, para promover as políticas públicas sobre as nossas responsabilidades e produzir resultados melhores para a nossa população”, resumiu o governador Mauro Mendes, que lidera o grupo.
Com 21 senadores e 75 deputados no Congresso Nacional, o BrC representa cerca de 27 milhões de brasileiros em seus 2,5 milhões de quilômetros quadrados de território, abrangendo 875 municípios. Essa aliança é responsável por 12,56% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, demonstrando sua relevância no cenário nacional.
O Fórum foi uma oportunidade para fortalecer essa cooperação e buscar soluções conjuntas para os desafios que a região enfrenta. “O consórcio é exatamente para isso: trazer experiências exitosas de cada um dos estados, para que a gente possa aprimorar a nossa gestão”, pontuou Carlos Brandão, do Maranhão.
Foto: Júnior Guimarães / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás


Ação Social
Agehab abre inscrições de casas a custo zero em Jaupaci, Orizona e Quirinópolis

Programa Pra Ter Onde Morar – Construção abre inscrições até 21/12 de 160 moradias para famílias com renda de até 1 salário mínimo. Casas a custo zero: programa já chegou a mais da metade dos municípios goianos
O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), abriu inscrições para casas a custo zero em Jaupaci (30 unidades), Orizona (30 unidades) e Quirinópolis (100 unidades). O prazo para se inscrever começou nessa quinta-feira (07/12) e segue até 21 de dezembro pelo site www.goias.gov.br/agehab ou nos pontos de apoio montados pelas prefeituras em cada município.
Podem participar da seleção famílias com renda de até um salário mínimo, nunca beneficiadas em programa habitacional, inscritas no CadÚnico e que morem há pelo menos três anos na cidade. “É muito importante que os candidatos chequem esses requisitos. Isso facilita até mesmo na hora de apresentar os documentos necessários”, ressalta o presidente da Agehab, Alexandre Baldy. A relação completa está apresentada no edital disponível no site da Agehab.
O Governo de Goiás conta com o maior programa habitacional do Brasil voltado para pequenas cidades, bem-sucedido graças às parcerias com as prefeituras. “As casas a custo zero são um exemplo para o Brasil por atender o interior, historicamente relegado, por ser totalmente gratuito e por oferecer um nível de qualidade superior”, avalia o presidente da Agehab. Ele ressalta ainda que o programa segue em expansão e vai chegar a mais cidades, além das 130 com moradias já entregues ou em fase final de construção.
O secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, destaca que Goiás é o único estado que entrega casas a custo zero a pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Já concedemos mais de 700 casas às famílias sorteadas. Nós entregamos a chave e a escritura sem custos, algo que nenhum outro governo estadual faz. Só o Governo de Goiás dá casas a custo zero para quem mais precisa e em larga escala”, destaca.
Serviço
Assunto: Inscrições de casas a custo zero em Jaupaci, Orizona e Quirinópolis
Período de inscrição: De 7 a 21/12
Edital e inscrições: www.goias.gov.br/agehab
Pontos de apoio
Prefeitura de Jaupaci – Rua Guardamor, nº 29, Centro. Informações: (64) 3688-1120.
Prefeitura de Orizona – Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Avenida 7 de Setembro, S/N, Praça da Amizade, Bairro Campo Formoso.
Prefeitura de Quirinópolis – Praça dos Três Poderes, nº 88, Centro. Informações: (64) 3651-8820
Agência Goiana de Habitação | Secretaria de Estado da Infraestrutura – Governo de Goiás
Fotos: Octacílio Queiroz
-
Educação08/03/2022
Caldas Novas está entre as cidades com a melhor educação pública do Brasil
-
Geral30/12/2021
Caiado e Mendanha próximos de um empate técnico
-
Geral10/01/2022
Homem é levado para o Hospital de Urgências de Anápolis após levar aproximadamente 40 facadas em Terezópolis
-
Cidades10/01/2022
ENEL investe R$ 2,7 milhões para diminuir conta de energia as prefeituras de Goiatuba e Buriti Alegre
-
Plantão Policial23/03/2022
Por ciúmes, homem esfaqueia amigo e é preso por homicídio tentado, em Itumbiara
-
Cidades17/12/2021
MPGO RECOMENDA A PREFEITO DE CALDAS NOVAS ADOÇÃO DE MELHORIAS E ADEQUAÇÕES NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
-
Tecnologia23/03/2022
CONSUMIDOR: 0303 entra em vigor para chamadas de telemarketing
-
Geral09/01/2022
A Lei 14.300/2022 institui marco legal para micro e minigeradores de energia