Caldas Novas

Socorristas do SAMU de Caldas Novas recebem treinamentos para buscas e salvamentos aquáticos

Publicado

em

Foto: Andreazza Joseph

Caldas Novas é a maior estancia hidrotermal do mundo, recebendo mais de 4 milhões de turistas por ano, diante dessa demanda, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Caldas Novas Goiás, região sul do estado, participou nos dias 26 e 27 de janeiro, no hotel Lagoa Flat em Caldas Novas Goiás, região Sul do estado, do treinamento de noções básicas de buscas e salvamento aquático, o intuito do treinamento é adequação a portaria de nº2048, do Ministério da Saúde, onde todos os socorristas necessitam dos conhecimentos necessários para efetuar salvamento aquático.

Foto: Andreazza Joseph

Foto: Andreazza Joseph

Com a chegada do período de folia pré-carnaval, aumenta a procura por locais de recreação às margens de cachoeiras, lagos e represas, essa demanda gera possibilidade de graves incidentes. Segundo, Luciana Ribeiro, Diretora Geral do SAMU. A maior preocupação é nesse período que antecede as festividades de Carnaval, sendo que o afogamento, devido à combinação perigosa de bebidas alcoólicas e mergulhos aumentam ainda mais essas estatísticas.

“Hoje estamos aqui com os nossos profissionais socorristas, recebendo esse curso,  contando com o apoio do Prefeito Kleber Marra, do nosso secretário de Saúde, José Osvaldo, também do nosso coordenador Bruno Peixoto e sob a orientação do instrutor Ranes, dando esse treinamento para os nossos profissionais do SAMU, é sabido que a nossa cidade é conhecida mundialmente como a capital das das águas quentes, portanto, temos uma responsabilidade ainda maior, por ser uma cidade turística, diante disso, precisamos nos adequarmos as normas da portaria do Ministério da Saúde, bem como, evitar que tais  incidentes sejam contabilizados junto a média nacional, sendo que quase 6 mil mortes por afogamentos ocorrem por ano em nosso pais”. Disse Luciana Ribeiro.

Os afogamentos em praias, piscinas, rios e represas são a causa de 5.700 mortes por ano no Brasil. Crianças e jovens do sexo masculino são as principais vítimas. Na faixa entre 15 e 21 anos, o número de mortes é 17 vezes maior do que o de mulheres. Esses dados fazem parte do balanço divulgado pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), no primeiro semestre de 2022.

Foto Andreazza Joseph – Informações: Jornal Local

 

 

COMENTE ABAIXO:

Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

Propaganda

Caldas Novas

MPGO apura esquema de adulteração em guias e tributos dos cadastros imobiliários de Caldas Novas

Publicados

em

O Ministério Público de Goiás (MPGO), por intermédio da 5ª Promotoria de Justiça de Caldas Novas, deflagrou na manhã desta quarta-feira (8/5) operação para apurar eventuais fraudes praticadas por servidores públicos em benefício de particulares.

A investigação verifica alterações de valores de guias de recolhimento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), do Imposto Sobre Serviços (ISSQN) e nos cadastros imobiliários nos sistemas informatizados do município de Caldas Novas.

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão em endereços localizados em Caldas Novas e Aparecida de Goiânia. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Caldas Novas.

A operação conta com apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional (CSI) do MPGO e a participação de cinco promotores de Justiça e sete delegados, além de agentes da Polícia Civil e de integrantes da Polícia Militar.

(Texto e fotos: CSI / Edição: Ascom MPGO)

(Texto e fotos: CSI / Edição: Ascom MPGO)

 

Na manhã de hoje (08/05), a prefeitura de Caldas Novas, soltou essa nota.

NOTA DE RESPOSTA

Em razão dos questionamentos sobre a “Operação do Ministério Público de Goiás, para apurar eventuais fraudes praticadas por servidores públicos em benefício de particulares”, o Governo de Caldas Novas vem a público esclarecer que:

1) A ação do Ministério Público de Goiás, que acontece em Caldas Novas nesta quarta-feira, 08, tem como alvo apurar alterações de valores de guias de recolhimento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), do Imposto Sobre Serviços (ISSQN) e nos cadastros imobiliários nos sistemas informatizados do município de Caldas Novas.

2) Cumpre esclarecer que, a referida ação foi deflagrada justamente a conhecimento do Governo de Caldas Novas, que através da Secretaria Municipal de Fazenda e Gestão, determinou a instalação imediata de uma sindicância para apurar denúncias praticadas por servidores públicos, após notificação do Tribunal de Contas dos Município (TCM) com imputação de débitos na ordem de aproximadamente 10 milhões, originados por descontos indevidos de impostos praticados na gestão anterior, nos anos de 2018 a 2020.

3) Afirma também, que através de Portaria Municipal nº 354 de 27 de março de 2023, e publicado no Diário Oficial do Município em 31 de março de 2023, Edição nº 1193, o Procedimento de Sindicância foi instaurado pelo Município.

4) Ademais, esclarece, que em 1º de agosto de 2023, a Secretaria Municipal de Fazenda e Gestão, realizou o envio do procedimento integral da Comissão de Sindicância, que acusou indícios de ilícito de natureza penal, ao Ministério Público de Goiás, vez se tratar do órgão competente para instaurar eventual ação penal, gerando então, a Operação realizada nesta data, em Caldas Novas.

5) Confirma ainda, que a Procuradoria-Geral do Município acompanha e colabora com toda a ação promovida pelo Ministério Público de Goiás com apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional (CSI) do MPGO e a participação da Polícia Civil e Polícia Militar.

Respeitosamente, nos colocamos à disposição para qualquer outro esclarecimento.

Secretaria de Comunicação / Prefeitura de Caldas Novas

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA