Nacional
SOLIDARIEDADE: Governo Federal reforça a campanha Papai Noel dos Correios

Uma das iniciativas solidárias mais queridas do país, a campanha Papai Noel dos Correios vai receber atenção especial da Secretaria de Comunicação (SECOM) da Presidência da República, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é amplificar a ação, mobilizando o poder público, a sociedade e a iniciativa privada a contribuírem para levar alegria a crianças vulneráveis de todo o país.
“Essa campanha dos Correios dialoga com a mensagem que o Governo Federal pretende transmitir ao povo brasileiro. Chegou a hora de as famílias voltarem a passar o Natal juntas, chegou a hora de a gente virar a página da desavença, da intolerância. E iniciativas como essa dos Correios dialogam com a mensagem que o governo e o presidente Lula querem transmitir para a sociedade”, explicou o ministro da SECOM, Paulo Pimenta.

O ministro Paulo Pimenta (Secom) ao lado do presidente dos Correios, Fabiano Silva (E), e do ministro Juscelino Filho (Comunicações): união e solidariedade. Foto: Gabriel Della Giustina / Secom / PR
Segundo Pimenta, o Governo Federal quer estimular que empresas privadas adotem escolas. “São várias experiências gratificantes e inspiradoras de empresas que adotaram uma escola, de grupos de servidores e servidoras de uma determinada repartição que adotaram uma sala de aula. Aqui, por exemplo, em Brasília, a Agência Central dos Correios adotou uma escola aqui em Santa Maria, na região do entorno. E tem várias iniciativas já sendo adotadas em todo o Brasil”, destacou.
COMO PARTICIPAR – Para adotar uma carta, basta você clicar aqui. Em seguida, é preciso selecionar a cartinha que quer adotar, preparar o presente e colar a etiqueta dos Correios designada para a carta. Por fim, entregue o presente no ponto de coleta de sua preferência.
MAIS DE 30 ANOS – O Papai Noel dos Correios surgiu há mais de trinta anos, quando os funcionários dos Correios, comovidos com as cartinhas de crianças em situação de vulnerabilidade que chegavam, decidiram realizar pequenos sonhos. A ação ganhou força, se espalhou e une milhares de brasileiros em um único objetivo: fazer uma criança feliz no Natal. O objetivo é incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita nas crianças e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais.
“É o modo que os Correios tiveram de retribuir para a sociedade todo o carinho que sempre tiveram em relação à nossa empresa. No ano passado, tivemos 265 mil cartas, que são escritas por crianças em situação de vulnerabilidade social, crianças que não têm condições, de família que não têm condições de comprar um presente, então essas crianças escrevem as cartas, geralmente nas escolas, e essas cartas são disponibilizadas para que a gente consiga esses presentes junto à sociedade civil “, explicou o presidente dos Correios, Fabiano Silva.


Nacional
Rede Nacional de Comunicação Pública terá 49 novas emissoras de rádio

A Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) será ampliada com 49 novas emissoras públicas de rádio FM, que serão operadas em uma parceria entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e 16 institutos federais de ensino de todo o país. Os veículos vão transmitir conteúdo da EBC e também programação produzida nos próprios institutos.
Os institutos federais promoveram uma verdadeira revolução na educação brasileira. Em 2003, no seu primeiro ano de governo, o presidente Lula conheceu uma rede federal com 140 unidades e 102 mil matrículas. Graças à atuação do presidente Lula e da presidenta Dilma, essa rede conta hoje com 680 unidades e 1,5 milhão de matrículas” Paulo Pimenta, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
O convênio foi assinado na tarde desta quarta-feira, 6 de dezembro, em uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a participação de representantes dos ministérios da Educação, das Comunicações, da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República e da Procuradoria-Geral Federal.
“Os institutos federais promoveram uma verdadeira revolução na educação brasileira. Em 2003, no seu primeiro ano de governo, o presidente Lula conheceu uma rede federal com 140 unidades e 102 mil matrículas. Graças à atuação do presidente Lula e da presidenta Dilma, essa rede conta hoje com 680 unidades e 1,5 milhão de matrículas. É uma realidade totalmente distinta, com potencial enorme de transformação da realidade local e da própria comunicação pública”, disse o ministro da SECOM, Paulo Pimenta, em seu pronunciamento.
PARCERIAS – Atualmente, a Rede Nacional de Comunicação Pública é formada por 41 rádios FM e 72 emissoras de TV já em funcionamento. Esta será a primeira vez que institutos federais farão parte da rede. No último mês de outubro, 32 universidades federais aderiram à rede com a expectativa de operar mais de 70 emissoras de rádio e TV, que ainda serão instaladas.
As cinco primeiras emissoras que funcionarão em parceria com os institutos federais ficam nos municípios de Batalha, Marechal Deodoro e Penedo, em Alagoas; Januária, em Minas Gerais; e Poço Redondo, em Sergipe. Outras seis rádios FM serão operadas em parcerias entre a EBC e universidades federais em Brasília (DF), Niterói (RJ), Palotina (PR), Dourados, Corumbá e Nova Andradina (MS) nos próximos meses.
“O evento de hoje marca a chegada de parceiros que há muito tempo deveriam estar na Rede Nacional de Comunicação Pública”, completou o ministro Paulo Pimenta.
CONTEÚDO EDUCATIVO – Para os reitores dos institutos federais que foram ao evento assinar os termos de parceria, o dia foi de comemoração. Com a possibilidade de transmitir localmente conteúdos não só da EBC, mas também produzidos internamente, eles pretendem se aproximar ainda mais de suas comunidades e dar mais opções de visibilidade e formação para seus alunos, professores e servidores.
“É um marco histórico, porque a gente vai poder explorar a capilaridade que a nossa rede tem e levar mais conteúdo, informação, arte e cultura para o interior do país”, disse o professor Silmário Santos, reitor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que tem 42 campi em diversas cidades do estado. “Hoje assinamos para criar duas rádios, mas vou trabalhar para que cada unidade nossa tenha uma emissora dessas. Temos em cada unidade mais de mil alunos e cerca de 140 técnicos e docentes, temos muito potencial para divulgar”.
Por sua vez, a reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, espera poder ampliar a atuação da instituição como difusora de conteúdo educativo. Há pouco mais de um ano, o instituto já conta com uma emissora, a Rádio Educativa FM Campina, de Campina Grande.
“Agora, com a assinatura desse protocolo de intenções com a Empresa Brasil de Comunicação, nós damos continuidade a esse processo de levar, às comunidades, comunicação de qualidade, combate às fake news e educação, ciência, tecnologia”, comemorou a reitora.
-
Educação08/03/2022
Caldas Novas está entre as cidades com a melhor educação pública do Brasil
-
Geral30/12/2021
Caiado e Mendanha próximos de um empate técnico
-
Geral10/01/2022
Homem é levado para o Hospital de Urgências de Anápolis após levar aproximadamente 40 facadas em Terezópolis
-
Cidades10/01/2022
ENEL investe R$ 2,7 milhões para diminuir conta de energia as prefeituras de Goiatuba e Buriti Alegre
-
Plantão Policial23/03/2022
Por ciúmes, homem esfaqueia amigo e é preso por homicídio tentado, em Itumbiara
-
Cidades17/12/2021
MPGO RECOMENDA A PREFEITO DE CALDAS NOVAS ADOÇÃO DE MELHORIAS E ADEQUAÇÕES NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
-
Tecnologia23/03/2022
CONSUMIDOR: 0303 entra em vigor para chamadas de telemarketing
-
Geral09/01/2022
A Lei 14.300/2022 institui marco legal para micro e minigeradores de energia