Educação

Governo de Goiás atualiza material escolar da rede estadual de Ensino

Publicado

em

Para ano letivo de 2024, cadernos contarão com novas capas, que ilustram a cultura e a história do estado e as belezas do Cerrado

Os cadernos universitários que compõem o kit de material escolar da rede pública estadual de Educação estão de cara nova. Os itens receberam novas capas, que passam a ilustrar a cultura e a história de Goiás e as belezas do Cerrado.

Além dos novos cadernos, o kit entregue pelo Governo de Goiás conta com canetas esferográficas; cola; régua; esquadros; lápis de cor e lápis grafite; apontadores e borracha. A quantidade de itens em cada conjunto depende da etapa de ensino atendido, variando entre Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Os alunos veteranos e novatos também receberão, no início do próximo ano letivo, os uniformes escolares regular e de Educação Física, tênis, meia, mochila e estojo. A intenção é garantir a equidade, ampliando o acesso das crianças, jovens e adultos a uma Educação pública, gratuita e de qualidade.

Os estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio e no 9º ano do Ensino Fundamental recebem também o Chromebook, equipamento que auxilia no acesso e na execução das atividades escolares.

Ampliação do Bolsa Estudo
Desde 2021, o Governo de Goiás destina aos estudantes de Ensino Médio da rede estadual de Educação uma bolsa como parte do Programa Bolsa Estudo. Os alunos regularmente matriculados, com frequência escolar acima de 75% e média bimestral acima de 6,0, recebem R$ 111,92 por mês letivo.

Em 2024, o Governo Estadual pretende ampliar a destinação da bolsa aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. O anteprojeto para a alteração da Lei nº 21.162, que instituiu o Bolsa Estudo, foi enviado à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e aguarda aprovação.

Matrículas
As crianças, jovens e adultos que pretendem ingressar na rede estadual de ensino em 2024 têm até o dia 03 de dezembro para solicitar a matrícula. As solicitações devem ser feitas no site www.matricula.go.gov.br, no qual o interessado deve inserir seus dados pessoais e até três opções de escolas estaduais nas quais deseja estudar.

Os estudantes que desejam permanecer na rede estadual também têm até o dia 03 de dezembro para renovar a matrícula. A renovação é feita diretamente na escola, por meio da assinatura do Termo de Renovação.

Foto: Seduc / Secretaria de Estado de Educação – Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:

Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

Propaganda

Caldas Novas

Aluna de Cepi de Caldas Novas é 1º lugar em Concurso de Ilustração

Publicados

em

Obra, vencedora do Concurso de Ilustração na Olímpiada Nacional de Física das Escolas Públicas (OBFEP), foi inspirada no desejo de trazer representatividade feminina (Arte: Maurielle Portela)

Estudante da 2ª série do ensino médio no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Dom Pedro II, em Caldas Novas, Maurielle Portela traz da infância a paixão por arte.

“Comecei a desenhar no 6º ano do fundamental, há uns 7 anos, e não parei mais. Primeiro no papel, desenho tradicional, e depois desenho digital, usando o celular. Aprendi assistindo vídeos aqui e ali, lendo sobre técnicas de desenho, pegando dicas com amigos. De pouco em pouco fui estudando e não pretendo parar”, contou.

Seu interesse e empenho na produção artística lhe abriu portas para uma conquista que mescla o desenho com outra paixão de sua vida, as Ciências Exatas. Em sua primeira participação na Olímpiada Nacional de Física das Escolas Públicas (OBFEP), em 2023, Maurielle teve a alegria de alcançar o 1° lugar no Concurso de Ilustração, que teve por tema: Homens e Mulheres na Ciência.

O desenvolvimento de sua obra foi inspirado no desejo de trazer representação feminina e de abordar o assunto que, naquele momento, estava sendo discutido nas aulas de física de sua turma.

“No mês que fiz o desenho, estava estudando sobre supercondutividade e supercondutores. Também havia assistido muitos vídeos e matérias a respeito, por isso resolvi aplicar um pouco de toda essa inspiração visual. E podíamos desenhar cientistas, então coloquei também três importantes pesquisadores da área”, explicou a jovem.

Cepi de Caldas Novas

Essa foi a primeira vez que alunos do Cepi Dom Pedro II participaram do Concurso de Ilustração. Porém, segundo o professor de física e atual gestor da unidade, José Neto de Oliveira, todo ano o Cepi marca presença nas fases da OBFEP.

“Sempre incentivo a participação em olimpíadas de conhecimento em minhas turmas e na instituição. Em 2023 ofertei a proposta para as turmas de 9º ano do fundamental e de ensino médio”.

Sete medalhas nacionais

De todos os três níveis da OBFEP, Goiás obteve sete medalhas nacionais, sendo seis de prata e uma de bronze. Destas, o Cepi de Caldas Novas, segundo o gestor, foi contemplado com cinco medalhas de prata no nível A, 9º ano do ensino fundamental.

Para a professora Danúzia Batista, o incentivo constante da equipe docente aos estudantes é um passo essencial nesta conquista.

Olhares atenciosos e especiais

“No colégio temos vários alunos com inúmeras habilidades diferentes. A partir do interesse deles, fomos moldando o que poderia ajustar para seguir as regras, mas com liberdade de criação. Muitas vezes os alunos só acreditam em seu potencial quando damos um olhar especial para sua habilidade e colhemos frutos, mesmo que sejam frutos de experiência”, afirma.

E foi por meio desse olhar atencioso de uma professora que Maurielle Portela ficou sabendo do concurso e pôde se inscrever mais confiante e segura de si.

“Minha professora de física, Eliane, um amor de pessoa, me avisou da competição e me incentivou a participar. Falou do edital, me avisou do prazo de entrega, ainda imprimiu e enviou o desenho pelos Correios. Ela sempre incentiva os alunos a participarem dos projetos que aparecem e das Olimpíadas”, contou.

E o amor que carrega pela arte e a física é um dos fatores que motivam Maurielle a ingressar, futuramente, em um curso superior: “Pretendo fazer física ou matemática. E, talvez, como uma segunda faculdade, artes plásticas me interessa”.

Premiação

O resultado da premiação foi anunciado na última terça-feira (14/05), no site da OBFEP. O prêmio será uma placa a ser entregue para todos os premiados da Olímpiada pelas secretarias estaduais, em cerimônia com data a ser definida.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA