Tecnologia

Na palma da mão: Goiás mantém segunda posição em ranking nacional de transformação digital

Publicado

em

Governo de Goiás é destaque nacional na oferta de serviços digitais entre os melhores do país. O Estado investe em tecnologias digitais para oferecer serviços ao cidadão

Goiás alcançou a segunda melhor avaliação no ranking dos estados mais digitalizados do Brasil, conforme levantamento divulgado nesta semana pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (ABEP-TIC). O resultado, avalia o governador Ronaldo Caiado, é consequência do avanço na utilização de tecnologias digitais pelo governo para oferecer serviços públicos de qualidade à sociedade, eliminando a burocracia.

“É o reflexo de uma gestão que é voltada para o desenvolvimento econômico e social da nossa gente. A digitalização, o menor tempo para a ação e a melhoria na qualidade de vida das pessoas são fundamentos do nosso governo”, pontua o chefe do Executivo. O governador lembra que o Estado oferece mais de 110 serviços ao cidadão de forma virtual, por meio do Portal Expresso.

O levantamento da ABEP-TIC analisou a digitalização dos governos estaduais em 35 itens, distribuídos em três níveis: capacidade para a oferta digital, oferta de serviços e normatização. Entre os pontos analisados estão identificação do cidadão, ouvidoria e simplificação de serviços, aspectos de assinaturas eletrônicas, governança digital, obtenção de documentos, além de saúde, educação, segurança pública, direitos humanos e adequação à legislação federal.

No ranking geral, Goiás fica atrás apenas do Rio Grande do Sul, mesma posição alcançada em 2022, e elevou sua pontuação de 131,75 para 143,25 de um ano para o outro. Secretário-geral do Governo, Adriano da Rocha Lima acredita que a evolução mostra que o governo “fez o dever de casa”, após figurar entre os 10 piores no início de 2019. “Ampliamos nossa digitalização e gabaritamos todos os quesitos avaliados, ficando a uma distância mínima do primeiro colocado”, reflete.

Expresso
A plataforma Expresso oferece um leque de serviços digitalizados por meio do portal www.expresso.go.gov.br e, constantemente, recebe novas funções de acordo com a demanda do cidadão. Além do Expresso Web, o acesso aos serviços também pode ser feito por meio do aplicativo Expresso Goiás – disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS. O portal é fruto de parceria entre as secretarias da Administração (Sead) e Secretaria-Geral do Governo (SGG).

Foto: Secom / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:

Andreazza Joseph é um dos muitos potiguares talentosos que estão espalhados pelo mundo, multifacetado, possuindo formação em Direito e Jornalismo, além de atuar como produtor audiovisual na AgênciAzzA. Com sua paixão pela cultura nordestina, ele se destaca como um cordelista e multi-instrumentista. Sua habilidade em diversas áreas o torna uma figura versátil e criativa, trazendo uma perspectiva única para cada matéria que escreve."

Propaganda

Educação

Everest Digital ajudará governo a formar jovens na área de TI

Publicados

em

Parceria com o governo de Goiás objetiva reduzir a evasão de alunos nos cursos técnicos e ajudar na colocação de jovens no mercado de trabalho de tecnologia

A Everest Digital, empresa do Grupo Soluti, é a primeira a fechar parceria com o governo de Goiás num projeto pioneiro de oferta de estágios e residências na área de tecnologia para alunos das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs). A iniciativa ajudará a resolver a carência de mão de obra especializada na área de Tecnologia da Informação (TI) em Goiás e dará aos alunos a perspectiva de ingressarem em um mercado de trabalho que tem salários atrativos e diversas possibilidades de crescimento profissional.

Com sede em Goiânia (GO), a Everest Digital passará a acolher os jovens participantes do programa de estágios e residências tecnológicas a partir de 2024. Os alunos terão acessos às mais novas tecnologias disponíveis no mercado, nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento, ciência de dados, inteligência artificial, cibersegurança, e certificação digital, entre outras.

Para o CEO da empresa, Gleysson Araújo, a parceria com o governo de Goiás tem potencial para se tornar referência nacional. “Trata-se de um projeto importante para dar orientação profissional antecipada aos jovens estudantes. Feito de forma estruturada, para capacitarmos novos talentos na área de tecnologia. Quanto mais jovens nós mantivermos na trilha dos estudos, mais mão de obra preparada teremos neste mercado, que cresce e contrata cada vez mais”, ressalta.

“Temos um trabalho intenso e bem estruturado de capacitação dos jovens que contratamos. Eles passam por treinamentos que têm como foco as mais novas tecnologias e acabam crescendo dentro da Everest e de todo o Grupo Soluti”, explica Gleysson Araújo. Ele frisa que a ideia da parceria com o governo de Goiás surgiu em uma conversa com o vice-governador Daniel Vilela sobre a importância da capacitação profissional e as oportunidades que o mercado de tecnologia oferece aos jovens.

“Temos escolas em perfeitas condições, e também as Escolas do Futuro, que têm quase R$ 10 milhões em equipamentos de alta qualidade, cada uma. Apostamos na tecnologia para qualificar nossos jovens e prepará-los para o futuro”, afirma Daniel Vilela.

Mercado de trabalho

Sobre a perspectiva dos alunos conseguirem colocação no mercado de tecnologia, Gleysson Araújo cita o exemplo da Everest Digital. A empresa tem lidado com uma demanda crescente de contratação de mão de obra bem treinada, mas encontrado dificuldades de preencher todas as vagas disponíveis.

“Acreditamos que vamos seguir com a contratação da maioria destes jovens que fizerem a residência tecnológica conosco. Possuímos um relacionamento forte com outras grandes empresas de tecnologia, que também precisam de mão de obra qualificada, e vamos apoiar essa iniciativa indicando os demais jovens que passarem pelo programa”, afirma.

A parceria entre a Everest Digital e o governo de Goiás ajudará a prevenir a evasão de alunos dos cursos técnicos criados recentemente pelo Estado. “Muitas vezes, por estar distante da vivência prática do uso profissional da tecnologia, o jovem acaba desistindo de continuar a capacitação profissional. Além disso, os estágios e as residências tecnológicas fortalecem a capacitação destes jovens, que poderão ver na prática tudo que aprenderam na sala de aula, com apoio e supervisão de profissionais com muita experiência em tecnologias de ponta”, enfatiza o CEO da empresa.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

CATEGORIAS

MAIS LIDAS DA SEMANA