Tecnologia
O que é eSIM e as vantagens do chip virtual

O SIM integrado, também conhecido como eSIM – como o nome sugere, trata de um chip incorporado ao smartphone, e que não pode ser removido. Ele desempenha a mesma função de um SIM tradicional, exceto pelo fato de ser programável e fisicamente conectado, por meio de solda, à placa-mãe do smartphone.
É provável que seu dispositivo móvel já tenha um cartão eSIM, visto que a tecnologia está se tornando padrão. Sendo assim, os principais fabricantes de dispositivos móveis produzem e comercializam smartphones com eSIM, ainda que nem todos os modelos disponíveis no mercado sejam compatíveis com a tecnologia mais recente.
Muitos usuários se assustam com o fato de que o eSIM é soldado ao smartphone, pois parece uma desvantagem não poder trocar de chip fisicamente. Entretanto, a tecnologia eSIM, na verdade, torna a troca de chips ainda mais fácil – pelo menos em teoria.
Por exemplo, ao viajar para o exterior usando celulares com chips SIM tradicionais, você pode fazer uma troca pelo chip de outra operadora para obter cobertura local, evitando as taxas de itinerância (roaming) da sua operadora principal.
Da mesma forma, caso você queira trocar de operadora local, mas manter seu número, um chip SIM pode ser retirado facilmente, e substituído por um novo em segundos. Logicamente, a primeira impressão pode ser a de que isso é impossível com um eSIM
.
No entanto, com um eSIM, em vez de precisar ir até uma loja física da operadora para pegar um novo chip, você pode fazer a troca diretamente no seu telefone, inserindo informações da sua operadora – geralmente apenas escaneando um QR code com a câmera do smartphone.
Se você estiver usando um telefone Dual SIM com um cartão SIM físico e um eSIM, como um iPhone ou Google Pixel, também é possível transferir suas informações do SIM físico diretamente para o eSIM. Além disso, o iOS e o Android fornecem ferramentas para tornar esse processo rápido e fácil, nos dispositivos com a tecnologia você encontra opções de configuração do eSIM, além de poder alternar entre linhas e operadoras, e gerenciar suas contas.


Tecnologia
PARTICIPAÇÃO: Governo prorroga consulta pública sobre uso de dispositivos digitais por crianças e adolescentes

Lançada em outubro passado pelo Governo Federal, a consulta pública sobre uso de telas e dispositivos digitais por crianças e adolescentes foi prorrogada. Os interessados podem enviar suas contribuições por meio da plataforma Participa + Brasil até o dia 7 de janeiro de 2024.
A consulta tem como objetivo ouvir a sociedade sobre estratégias para o uso consciente de telas e dispositivos digitais por crianças e adolescentes e já recebeu mais de 400 contribuições por parte de diversas organizações e coletivos.
TEXTO-BASE — Consulta pública – Uso de Telas e Dispositivos Digitais por Crianças e Adolescentes
Os subsídios coletados servirão como base para a elaboração de um Guia Oficial com orientações sobre o tema.
A iniciativa é conjunta da Secretaria de Políticas Digitais da Secom e dos ministérios da Saúde, da Educação, da Justiça e Segurança Pública, dos Direitos Humanos e da Cidadania e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
-
Educação08/03/2022
Caldas Novas está entre as cidades com a melhor educação pública do Brasil
-
Geral30/12/2021
Caiado e Mendanha próximos de um empate técnico
-
Geral10/01/2022
Homem é levado para o Hospital de Urgências de Anápolis após levar aproximadamente 40 facadas em Terezópolis
-
Cidades10/01/2022
ENEL investe R$ 2,7 milhões para diminuir conta de energia as prefeituras de Goiatuba e Buriti Alegre
-
Plantão Policial23/03/2022
Por ciúmes, homem esfaqueia amigo e é preso por homicídio tentado, em Itumbiara
-
Cidades17/12/2021
MPGO RECOMENDA A PREFEITO DE CALDAS NOVAS ADOÇÃO DE MELHORIAS E ADEQUAÇÕES NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
-
Tecnologia23/03/2022
CONSUMIDOR: 0303 entra em vigor para chamadas de telemarketing
-
Geral09/01/2022
A Lei 14.300/2022 institui marco legal para micro e minigeradores de energia